A ESCUTA E O DIÁLOGO PARA O EMPODERAMENTO DA CRIANÇA E DO EDUCADOR: BREVE RELATO DO PROJETO LUZ, CÂMERA, PEQUENOS INVENTORES EM AÇÃO LISTENING AND DIALOGUE FOR THE EMPOWERMENT OF THE CHILD AND THE EDUCATOR: BRIEF REPORT OF THE PROJECT LIGHT, CAMERA, LITTLE INVENTORS IN ACTION
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39326Mots-clés :
Protagonismo. Projetos. Criança. Professor.Résumé
O relato descreve ações pedagógicas que visam construir um espaço/tempo de autoria capaz de romper com o olhar de “devir” que enxerga a infância como lugar de “preparação”, além de desconstruir as práticas subsequentes que condicionam a criança a um lugar de invisibilidade. Nesse contexto, foi desenvolvido o “Projeto Luz, Câmera, Pequenos Inventores em Ação”, inspirado nas comemorações do Ano Internacional da Luz, em que consideramos o protagonismo da criança em consonância com o protagonismo dos educadores como essencial para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação do projeto citado. Nossos questionamentos foram: Como aproximar as crianças dos conhecimentos/experimentos científicos sobre a luz? O que é real e significativo para cada uma delas enquanto sujeitos cognoscentes?Téléchargements
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