CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE O PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39727Palavras-chave:
escola sem partido, discurso da ciência, neutralidade, política, ideologiaResumo
A partir de uma leitura lacaniana, este trabalho tem como objetivo discutir a expansão do discurso da ciência na educação brasileira atual. Para tal, tomamos como ponto de partida a proposta do projeto de lei Escola Sem Partido. Este projeto de lei pretende instituir nos sistemas de ensino a proibição legal de qualquer conteúdo curricular que possa ser conflitante com as convicções morais dos pais, tratando-se da defesa da neutralidade em contraposição à suposta doutrinação político-ideológica do professor. A neutralidade da função do professor defendida pelo projeto Escola sem Partido nos parece se basear na pretensão do discurso da tecnociência de se livrar da enunciação. Se em Freud educação e civilização se confundem, indagamo-nos se é possível haver um discurso que não seja político-ideológico.
Downloads
Referências
AROMÍ, Anna. De dónde parte el psicoanálisis?. In: TIZIO, Hebe (coord.). Reinventar el vínculo educativo: aportaciones de la Pedagogía Social y del Psicoanálisis. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 119-138.
FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914a). In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol.XIII, p. 243-250.
______. O Mal-Estar na Civilização (1930-1936). In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol.XXI.
HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo (1946). São Paulo: Globo, 2009.
LACAN, Jacques. Introdução teórica às funções da psicanálise em criminologia (1950). In: ______. Os Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.p. 127-151.
______. O lugar da psicanálise na medicina (1966). Revista Opção Lacaniana, no 32, São Paulo, Dezembro de 2001, p. 8-14.
MEIRIEU, Philippe; MILLER, Jacques-Allain. Jacques-Alain Miller pergunta a Philippe Meirieu sobre a hegemonia do cognitivismo. Revista Cien Digital, n. 3, Março de 2008, p. 8-12.
MILLER, Jacques-Alain. Curso de Orientação Lacaniana, lição VI e VII. 2007-08.
RAHME, Mônica; MRECH, Leny Magalhães. Proliferação de objetos e empuxo ao gozo: impactos do discurso capitalista na educação. In: ______.O declínio dos saberes e o mercado do gozo.São Paulo, 2010.
TIZIO, Hebe. La posición de los profesionales en los aparatos de gestión del síntoma. In: TIZIO, Hebe (coord.). Reinventar el vínculo educativo: aportaciones de la Pedagogía Social y del Psicoanálisis. Barcelona: Gedisa, 2003, p.163-183.
VOLTOLINI, Rinaldo. A ´inclusão` conduz ao pior. In:COLÓQUIO DO LEPSI IP/FE - USP, 5., 2004, São Paulo. Anais. São Paulo, 2004.
______. O discurso do capitalista, a psicanálise e a educação. In: ARAÚJO, Nina V. de; AIRES, Suely; VERAS, Viviane (org.). Linguagem e gozo. Campinas: Mercado de Letras, 2007, p. 197-212.
______. Educação e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marina Sodré, Carolina Dutra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).