CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE O PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39727Mots-clés :
escola sem partido, discurso da ciência, neutralidade, política, ideologiaRésumé
A partir de uma leitura lacaniana, este trabalho tem como objetivo discutir a expansão do discurso da ciência na educação brasileira atual. Para tal, tomamos como ponto de partida a proposta do projeto de lei Escola Sem Partido. Este projeto de lei pretende instituir nos sistemas de ensino a proibição legal de qualquer conteúdo curricular que possa ser conflitante com as convicções morais dos pais, tratando-se da defesa da neutralidade em contraposição à suposta doutrinação político-ideológica do professor. A neutralidade da função do professor defendida pelo projeto Escola sem Partido nos parece se basear na pretensão do discurso da tecnociência de se livrar da enunciação. Se em Freud educação e civilização se confundem, indagamo-nos se é possível haver um discurso que não seja político-ideológico.
Téléchargements
Références
AROMÍ, Anna. De dónde parte el psicoanálisis?. In: TIZIO, Hebe (coord.). Reinventar el vínculo educativo: aportaciones de la Pedagogía Social y del Psicoanálisis. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 119-138.
FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914a). In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol.XIII, p. 243-250.
______. O Mal-Estar na Civilização (1930-1936). In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol.XXI.
HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo (1946). São Paulo: Globo, 2009.
LACAN, Jacques. Introdução teórica às funções da psicanálise em criminologia (1950). In: ______. Os Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.p. 127-151.
______. O lugar da psicanálise na medicina (1966). Revista Opção Lacaniana, no 32, São Paulo, Dezembro de 2001, p. 8-14.
MEIRIEU, Philippe; MILLER, Jacques-Allain. Jacques-Alain Miller pergunta a Philippe Meirieu sobre a hegemonia do cognitivismo. Revista Cien Digital, n. 3, Março de 2008, p. 8-12.
MILLER, Jacques-Alain. Curso de Orientação Lacaniana, lição VI e VII. 2007-08.
RAHME, Mônica; MRECH, Leny Magalhães. Proliferação de objetos e empuxo ao gozo: impactos do discurso capitalista na educação. In: ______.O declínio dos saberes e o mercado do gozo.São Paulo, 2010.
TIZIO, Hebe. La posición de los profesionales en los aparatos de gestión del síntoma. In: TIZIO, Hebe (coord.). Reinventar el vínculo educativo: aportaciones de la Pedagogía Social y del Psicoanálisis. Barcelona: Gedisa, 2003, p.163-183.
VOLTOLINI, Rinaldo. A ´inclusão` conduz ao pior. In:COLÓQUIO DO LEPSI IP/FE - USP, 5., 2004, São Paulo. Anais. São Paulo, 2004.
______. O discurso do capitalista, a psicanálise e a educação. In: ARAÚJO, Nina V. de; AIRES, Suely; VERAS, Viviane (org.). Linguagem e gozo. Campinas: Mercado de Letras, 2007, p. 197-212.
______. Educação e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marina Sodré, Carolina Dutra 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).