ESCOLA-UNIVERSIDADE: NARRATIVAS, FAZERES DOCENTES QUE APROXIMAM UNIVERSIDADE, ESCOLA E PROFESSOR – POR FORMAÇÕES HORIZONTAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39771Palavras-chave:
Alfabetização, PNAIC, Formador LocalResumo
Trata-se de um estudo que teve como objetivo apresentar como professores formadores compartilham suas experiências, reflexões e teorizações sobre alfabetização no polo de Itaperuna/RJ com a aproximação da universidade. Advém desse contexto, a seguinte questão problematizadora: diálogos ou distanciamentos entre escola-universidade? Este trabalho se inscreve como relato de experiência, assumindo um caráter qualitativo (IVENICKI; CANEN, 2016), baseado nos fundamentos de pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Portanto, a partir dos depoimentos dos Formadores Locais do polo de Itaperuna/RJ, participantes do programa de formação continuada – Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sob a responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificamos práticas curriculares, narrativas, histórias de vida, conhecimentos escolares e não escolares que aproximam universidade-escola-professor, considerando que a presença dos Formadores Regionais colabora para tal efetivação.
Downloads
Referências
AGUIAR, J. F. de et al. Do chão da escola pública à universidade: reflexões sobre práticas formativas de um polo acolhedor. In: CONSTANT, E. (Org.) Redes de alfabetização no estado do Rio de Janeiro: prática, extensão e integração na formação continuada. Rio de Janeiro: Edigráfica, 2018.
AGUIAR, J.; CERDAS, L. Estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da experiência dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ. Revista Profissão Docente. Uberaba-MG, v.19, n.40, p.01-13, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1269/1420
ARRUDA, T. O. Estágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em Educação Física. Tese (Doutorado)- Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas-UFPEL. Pelotas, 2014.
BEHREND, D. M.; COUSIN, C. da S.; SCHMIDT, E. B. A relação interinstitucional entre escola e universidade no contexto dos estágios curriculares supervisionados. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.5, n.1, jan.- abr. 2019, p.85-94. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6813192
BRASIL. Documento orientador de 2017 do PNAIC. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/doc_orientador/doc_orientador_versao_final.pdf. Acesso em 21 de mar. de 2018.
BRASIL. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Caderno 07/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015. Disponível em:
Acesso em: 07 de abr. de 2019.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Brasília: Ministério da Educação, 2012. Disponível em: http://www.lex.com.br/doc_23490618_PORTARIA_N_867_DE_4_DE_JULHO_DE_2012.aspx. Acesso em: 21de mar. de 2018.
BRASIL. PNAIC, suas ações, diretrizes gerais e a ação de formação no âmbito do Programa Novo Mais Educação – PNME. Portaria nº 826, de 7 de julho de 2017. Brasília: Ministério da Educação, 2017a. Disponível em: http://www.lex.com.br/legis_27464570_PORTARIA_N_826_DE_7_DE_JULHO_DE_2017.aspx. Acesso em 21 de mar. de 2018.
CONSTANT, E. et al. (Org.). Educação em Movimento: Artigos e relatos de experiências do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa no Rio de Janeiro em 2014. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da UFRJ, 2015.
CUSTODIO, C. M. S. O papel da escola com a formação inicial do professor no momento de estágio: limites, desafios e perspectivas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas-UFPEL, 2010.
FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: A psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001
IVENICKI, A.; CANEN, A. Metodologia da pesquisa: rompendo fronteiras curriculares. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2016.
JOSSO, M. C. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. 2. Ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, A. Prefácio. In: JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, D. G.; FOUYER, M. L. Universidade e escola básica: saberes em movimento. In: In: CONSTANT, E. (Org.) Redes de alfabetização no estado do Rio de Janeiro: prática, extensão e integração na formação continuada. Rio de Janeiro: Edigráfica, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jonathan Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).