ESCOLA-UNIVERSIDADE: NARRATIVAS, FAZERES DOCENTES QUE APROXIMAM UNIVERSIDADE, ESCOLA E PROFESSOR – POR FORMAÇÕES HORIZONTAIS
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39771Mots-clés :
Alfabetização, PNAIC, Formador LocalRésumé
Trata-se de um estudo que teve como objetivo apresentar como professores formadores compartilham suas experiências, reflexões e teorizações sobre alfabetização no polo de Itaperuna/RJ com a aproximação da universidade. Advém desse contexto, a seguinte questão problematizadora: diálogos ou distanciamentos entre escola-universidade? Este trabalho se inscreve como relato de experiência, assumindo um caráter qualitativo (IVENICKI; CANEN, 2016), baseado nos fundamentos de pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Portanto, a partir dos depoimentos dos Formadores Locais do polo de Itaperuna/RJ, participantes do programa de formação continuada – Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sob a responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificamos práticas curriculares, narrativas, histórias de vida, conhecimentos escolares e não escolares que aproximam universidade-escola-professor, considerando que a presença dos Formadores Regionais colabora para tal efetivação.
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