ESCOLA-UNIVERSIDADE: NARRATIVAS, FAZERES DOCENTES QUE APROXIMAM UNIVERSIDADE, ESCOLA E PROFESSOR – POR FORMAÇÕES HORIZONTAIS

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DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39771

Mots-clés :

Alfabetização, PNAIC, Formador Local

Résumé

Trata-se de um estudo que teve como objetivo apresentar como professores formadores compartilham suas experiências, reflexões e teorizações sobre alfabetização no polo de Itaperuna/RJ com a aproximação da universidade. Advém desse contexto, a seguinte questão problematizadora: diálogos ou distanciamentos entre escola-universidade? Este trabalho se inscreve como relato de experiência, assumindo um caráter qualitativo (IVENICKI; CANEN, 2016), baseado nos fundamentos de pesquisa-formação (JOSSO, 2004).  Portanto, a partir dos depoimentos dos Formadores Locais do polo de Itaperuna/RJ, participantes do programa de formação continuada – Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sob a responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificamos práticas curriculares, narrativas, histórias de vida, conhecimentos escolares e não escolares que aproximam universidade-escola-professor, considerando que a presença dos Formadores Regionais colabora para tal efetivação.

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Biographie de l'auteur-e

Jonathan Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro sendo bolsista CAPES. Mestre em Educação (UFRJ-2018). Psicopedagogo e Especialista em Educação Inclusiva (FESL-2017). Graduado em Pedagogia (UFRJ/2016). Pesquisador científico do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE - UFRJ). Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE).

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Publié-e

2021-04-02

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Aguiar, J. (2021). ESCOLA-UNIVERSIDADE: NARRATIVAS, FAZERES DOCENTES QUE APROXIMAM UNIVERSIDADE, ESCOLA E PROFESSOR – POR FORMAÇÕES HORIZONTAIS. RevistAleph, (35). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39771

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