INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: MÚLTIPLOS OLHARES E A CONSTRUÇÃO DE INTERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42225

Palavras-chave:

Inclusão em Educação. Bidocência. Omnilética.

Resumo

Neste ensaio, buscaremos apresentar o que o Laboratório de Pesquisa e Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE) tem defendido por Inclusão em Educação, para além do público-alvo da Educação Especial, a partir de suas produções científicas. Busca-se incorporar ao debate, por entender que a bidocência também é um caminho para construção de um ambiente mais inclusivo a sua finalidade.  Para tanto, nos aproximaremos dos estudos desenvolvidos por Santos (2002, 2008, 2013) na defesa da inclusão de todos os indivíduos, assumindo um olhar omnilético (SANTOS, 2013, 2019). 

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Biografia do Autor

Jonathan Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro sendo bolsista CAPES. Mestre em Educação (UFRJ-2018). Psicopedagogo e Especialista em Educação Inclusiva (FESL-2017). Graduado em Pedagogia (UFRJ/2016). Normalista (IECD-2010). Pesquisador Científico do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE - UFRJ). Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Compõe a Equipe Colegiada do Fórum Estadual da Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ). Atuou como Formador Regional desde 2017 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizando formação continuada de professores e gestores nos municípios do Rio de Janeiro. Assim como Pesquisador Científico do Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (2012-2018); Professor Substituto do Colégio de Aplicação da UFRJ (2017-2018) e, Professor-Orientador convidado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2018-2019); Professor convidado do curso de Pós-graduação Especialização em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva, vinculado a Escola de Educação Física e Desportos (2018). Autor do livro "Educação, Lúdico e Favela: quantos tiros são necessários para aprendizagem" (Editora Wak); "O lúdico é um Saber? Vozes docentes sobre o lúdico no Ensino Superior (Editora Multifoco/CAPES); e, "Essência de um Menino" (2ª Edição; Editora Albatroz). Consultor Pedagógico com diversos textos publicados em jornais, revistas científicas e outros veículos de comunicação. Idealizador da Página do Facebook "Homens no Magistério. Eu apoio!" e "PoetaJota". 

Alexandra Sudário Galvão Queiroz, Colégio de Aplicação da UFRJ

Possui graduação em Pedagogia (1994) e Pós-Graduação em Educação Infantil (2003) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino Aprendizagem dos Anos Iniciais, Educação Infantil e Bidocência no Ensino Colaborativo. Pesquisadora da LaPEADE - UFRJ - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. . Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Integra como pesquisadora do GPFORMADI DIFERENÇA - Grupo de Pesquisa: Formação em diálogo - narrativas de professoras, currículos e culturas do Departamento de Ensino Fundamental do CAp - UERJ

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Aguiar, J., & Queiroz, A. S. G. (2020). INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: MÚLTIPLOS OLHARES E A CONSTRUÇÃO DE INTERAÇÕES. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42225

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas