FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.42831

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), alfabetização, formação de educadores, extensão universitária

Resumo

O objetivo do presente trabalho é descrever a experiência de um projeto de extensão universitária, além de analisar as principais contribuições desta experiência. O Projeto “Desafios e possibilidades atuais na Alfabetização de Jovens e Adultos” é responsável pela criação de um grupo de estudos e pesquisas sobre alfabetização e pelo oferecimento de cursos de extensão para interessados na área, principalmente graduandos do Curso de Pedagogia e outras licenciaturas. Esse trabalho busca contribuir com a formação continuada dos educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com a formação inicial dos estudantes envolvidos. E também fomenta a pesquisa sobre a prática dos professores participantes, refletindo e repensando sua realidade a partir dos estudos realizados nos encontros presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada. 

Área: Educação de Jovens e Adultos

Referências

ARROYO, Miguel G. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica/Secad-Mec/Unesco, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: CNE: MEC, 2006.

______. ______. ______. Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: CNE: MEC, 2000.

______. ______. ______. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE: MEC, 2015.

DI PIERRO, Maria Clara; VÓVIO, Cláudia Lemos; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008.

FÁVERO, Osmar; RUMMERT, Sonia Maria; DE VARGAS, Sonia Maria. Formação de profissionais para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 30, dez. 1999.

FERREIRA, Luiz Olavo Fonseca. Que diretrizes devem nortear a formação inicial e continuada dos educadores de jovens e adultos? Perspectiva dos professores de jovens e adultos da educação básica. In: MACHADO, M. M. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, Unesco, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2017. Disponível em: http://www.ibge.gov.br Acesso em 02 maio 2020.

OLIVEIRA, Edna Castro de; FRAGA, Elizangela Ribeiro; VIEIRA, Tatiana de Santana. EJA, movimentos sociais e formação inicial de educadores na universidade. Revista Teias, v. 17. Edição Especial – Práticas nas IES de formação de professores para a EJA. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

PAIVA, Jane. FERNANDES, Fátima Lobato. Da concepção à prática de formação inicial: a EJA no currículo de pedagogia. Revista Teias, v. 17. Edição Especial – Práticas nas IES de formação de professores para a EJA. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

SALES, Sandra Regina; FISCHMAN, Gustavo E. Propostas para ir além da “persistência da burrice” e outras “ideias zumbi” na EJA. Revista Teias, v. 17. Edição Especial – Práticas nas IES de formação de professores para a EJA. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; FREITAS, Marinaide Lima Q.; CAVALCANTE, Valéria Campos. Formação inicial e continuada do professor da EJA: práticas e saberes gerados entre universidade-escola. Revista Teias, v. 17. Edição Especial – Práticas nas IES de formação de professores para a EJA. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

ZANETTI, Maria Aparecida. Reflexões sobre a formação de educadores de jovens e adultos em redes de ensino públicas. In: MACHADO, M. M. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, Unesco, 2008.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Silva, J. L. da. (2021). FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. RevistAleph, (35). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.42831