FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.42831

Mots-clés:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), alfabetização, formação de educadores, extensão universitária

Résumé

O objetivo do presente trabalho é descrever a experiência de um projeto de extensão universitária, além de analisar as principais contribuições desta experiência. O Projeto “Desafios e possibilidades atuais na Alfabetização de Jovens e Adultos” é responsável pela criação de um grupo de estudos e pesquisas sobre alfabetização e pelo oferecimento de cursos de extensão para interessados na área, principalmente graduandos do Curso de Pedagogia e outras licenciaturas. Esse trabalho busca contribuir com a formação continuada dos educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com a formação inicial dos estudantes envolvidos. E também fomenta a pesquisa sobre a prática dos professores participantes, refletindo e repensando sua realidade a partir dos estudos realizados nos encontros presenciais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada. 

Área: Educação de Jovens e Adultos

Références

ARROYO, Miguel G. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica/Secad-Mec/Unesco, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: CNE: MEC, 2006.

______. ______. ______. Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: CNE: MEC, 2000.

______. ______. ______. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE: MEC, 2015.

DI PIERRO, Maria Clara; VÓVIO, Cláudia Lemos; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008.

FÁVERO, Osmar; RUMMERT, Sonia Maria; DE VARGAS, Sonia Maria. Formação de profissionais para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 30, dez. 1999.

FERREIRA, Luiz Olavo Fonseca. Que diretrizes devem nortear a formação inicial e continuada dos educadores de jovens e adultos? Perspectiva dos professores de jovens e adultos da educação básica. In: MACHADO, M. M. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, Unesco, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2017. Disponível em: http://www.ibge.gov.br Acesso em 02 maio 2020.

OLIVEIRA, Edna Castro de; FRAGA, Elizangela Ribeiro; VIEIRA, Tatiana de Santana. EJA, movimentos sociais e formação inicial de educadores na universidade. Revista Teias, v. 17. Edição Especial – Práticas nas IES de formação de professores para a EJA. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

PAIVA, Jane. FERNANDES, Fátima Lobato. Da concepção à prática de formação inicial: a EJA no currículo de pedagogia. Revista Teias, v. 17. Edição Especial – Práticas nas IES de formação de professores para a EJA. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

SALES, Sandra Regina; FISCHMAN, Gustavo E. Propostas para ir além da “persistência da burrice” e outras “ideias zumbi” na EJA. Revista Teias, v. 17. Edição Especial – Práticas nas IES de formação de professores para a EJA. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; FREITAS, Marinaide Lima Q.; CAVALCANTE, Valéria Campos. Formação inicial e continuada do professor da EJA: práticas e saberes gerados entre universidade-escola. Revista Teias, v. 17. Edição Especial – Práticas nas IES de formação de professores para a EJA. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

ZANETTI, Maria Aparecida. Reflexões sobre a formação de educadores de jovens e adultos em redes de ensino públicas. In: MACHADO, M. M. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, Unesco, 2008.

##submission.downloads##

Publiée

2021-04-02