ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45570

Palavras-chave:

Educação, Educação Inclusiva, Experiências Instituintes

Resumo

Garantir o acesso de estudantes com deficiência ao ensino superior deve ser premissa de qualquer projeto educacional que se pense inclusivo. Partindo desse princípio, o presente artigo teve por objetivo analisar pesquisas que abordam a temática da acessibilidade de estudantes no ensino superior. Metodologicamente, optamos por um estudo qualitativo dos trabalhos apresentados nas últimas cinco reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação- (ANPED). Para o debate acerca da acessibilidade no ensino superior utilizou-se como referencial teórico Skliar (2012; 2013), Rodrigues (2006) Sassaki (2010) e Lopes (2017). Na análise de dados foram levantadas questões sobre o ingresso e permanência desses acadêmicos. Tendo em vista a importância das instituições de ensino superior para a eliminação/minimização das barreiras na estrutura física e social na trajetória da vida universitária, a pesquisa demonstrou que as melhorias promovidas pela acessibilidade contribuem diretamente para o aumento de matrículas de estudantes com deficiência no ensino superior e que esses benefícios cooperam para a permanência dos acadêmicos nessas instituições.

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Biografia do Autor

Izane Flexa, Faculdade Estácio Castanhal

Graduanda em Pedagogia, pesquisa a temática da educação inclusiva no ensino superior.

Carolline Septimio Septimio Limeira, Faculdade Estácio Castanhal

Doutorado em educação UDESCMestre em educação UFPAGraduação em Pedagogia UEPAFiliação: Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Estácio Castanhal 

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

Flexa, I., & Septimio Limeira, C. S. (2021). ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS DE PESQUISA. RevistAleph, (35). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45570