ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45570Parole chiave:
Educação, Educação Inclusiva, Experiências InstituintesAbstract
Garantir o acesso de estudantes com deficiência ao ensino superior deve ser premissa de qualquer projeto educacional que se pense inclusivo. Partindo desse princípio, o presente artigo teve por objetivo analisar pesquisas que abordam a temática da acessibilidade de estudantes no ensino superior. Metodologicamente, optamos por um estudo qualitativo dos trabalhos apresentados nas últimas cinco reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação- (ANPED). Para o debate acerca da acessibilidade no ensino superior utilizou-se como referencial teórico Skliar (2012; 2013), Rodrigues (2006) Sassaki (2010) e Lopes (2017). Na análise de dados foram levantadas questões sobre o ingresso e permanência desses acadêmicos. Tendo em vista a importância das instituições de ensino superior para a eliminação/minimização das barreiras na estrutura física e social na trajetória da vida universitária, a pesquisa demonstrou que as melhorias promovidas pela acessibilidade contribuem diretamente para o aumento de matrículas de estudantes com deficiência no ensino superior e que esses benefícios cooperam para a permanência dos acadêmicos nessas instituições.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Diário Oficial da União. DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto
/D6949.htm>. Acesso em: 07 de mai. 2019
BRASIL. Lei nº 13.146. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2015/lei/l13146.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2013.146%2C%20DE%206%20DE%20JULHO%20DE%202015.&text=Institui%20a%20Lei%20Brasileira%20de,Estatuto%20da%20Pessoa%20com%20Defici%C3%AAncia)>. Acesso em: 04 de abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.409 a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre reserva de vagas para pessoa com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: <http://www.planalto.gov
.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 29 de abr. 2020.
______. Estatuto da pessoa com deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em 08 de mai. 2019
CABRAL, L.S.A. Políticas de ações Afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Rev. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 57, p. 11 abr. 2018. Disponível em: < https:// https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3364>. Acesso em 13 de jun. 2020.
DANTAS, Taísa. Rompendo a invisibilidade social de pessoas com deficiência: a história de vida de uma universitária que exerce a autoadivocacia. 2012. Disponível em: < http://www.anped.org.br/>. Acesso em: 30 de mai. 2020.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2012.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
GLAT, R., BLANCO, L. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Sete Letras, p. 15-35, 2007
GONÇALVES, Arlete. Representações acerca dos projetos de vida de surdos universitários. 2017. Disponível em: <http://www.anped.org.br/>. Acesso em: 30 de mai. 2020.
LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.
PIECZKOWSKI, Tania. Mediação pedagógica na relação com estudantes com deficiência na educação superior. 2017. Disponível em: <http://www.anped.org.br/>. Acesso em: 30 de mai. 2020.
RODRIGUES, David. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2006.
SILVA, L.M. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. In: Revista Brasileira de Educação, v.11, n. 33 (set/dez). Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006, pp. 424-434.
SELAU, Bento; DAMIANI, Magda. Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vygotski. 2013. Disponível em:
<http://www.anped.org.br/>. Acesso em: 30 de mai. 2020.
SELAU, Bento. Genealogia da ideia de superação por cegos: um estudo com base em Vygotski. 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br. Acesso em: 30 de mai. 2020.
SEPTIMIO, Carolline. Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.
SKLIAR, Carlos. Educação & Exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. 7.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
TRIVINÕS, Augusto.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. Editora: Atlas, 2011.
THESING, Mariana; COSTAS, Fabiane. Estado do conhecimento e educação especial: um olhar para as produções da Anped (2010 a 2015). 2017. Disponível em: <http://www.anped.org.br/>. Acesso em: 30 de mai. 2020.
TOASSA, G. Conceito de consciência em Vygotsky. Psicologia USP, São Paulo, v.17, n.2p.59-83,2006
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Izane Flexa, Carolline Septimio Septimio Limeira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).