A PESQUISA COMO MEIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Inclusão da Pessoa com Deficiência e Ação Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48346Palavras-chave:
Educação Física, Ética, Inclusão Escolar, Ação pedagógicaResumo
O presente texto é o recorte da pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/UFRJ numa unidade escolar da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. O sujeito da pesquisa para esse trabalho é uma professora de educação física. O objetivo é identificar a relevância da pesquisa empírica na formação e ação pedagógica no processo de inclusão da pessoa com deficiência. O objeto de estudo é o tema Ética na inclusão escolar. Para tal, a pesquisa-ação por meio da Escuta Sensível (1985) com análise de conteúdo à luz de Bardin (1977) foi a metodologia seguida. Um ponto crucial, no que tange aos resultados, foi a transformação da ação pedagógica da professora e o reconhecimento da transversalidade Ética frente ao processo de inclusão dos estudantes com deficiência.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
APPLE, M. Ideologia e currículo. Brasiliense, São Paulo, 1982. p. 125-149.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos temas transversais/Secretaria de Educação Fundamental.
Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BARBIER, R. A Pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CANCLINI, N.G. Diferentes, desiguais e desconectados. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed.da UFRJ, 2007.
CAPARROZ, F. E. O esporte como conteúdo da educação física: uma “jogada desconcertante” que não “entorta” só nossas “colunas”, mas também nossos discursos. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v.2, n.1(suplemento), p. 31-47, 2001. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/o-esporte-como-conteudo-educacao-fisica . Acesso em setembro de 2011.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, S. C., RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan, 2005.
ERIKSON, E. Identidade: juventude e Crise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.
FONSECA, Michele Pereira de Souza da. Formação de professores de educação física e seus desdobramentos na perspectiva dos processos de inclusão/exclusão: reflexões sobre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro, 2014. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
GALLO, S. A orquídea e a vespa - transversalidade e currículo rizomático. In: Gonçalves, E.; PEREIRA, M.Z.; CARVALHO, M. E. Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. São Paulo: Alínea, 2004.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa social, São Paulo: Atlas, 1999.
GIROUX, H. Teoria Crítica e resistência em educação. Petropólis: Cortez, 1986.
HALL, S. Da Diáspora: Identidade e Mediações culturais. SOVI L.(Org). Tradução Adelaine La Guardia Resende, Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.
JAPIASSÚ, H., MARCONDES D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorga Zahar Editora, 1996.
LIBÓRIO, R.M.C.; KOLLER, S.H. (Org). Adolescência e juventude: risco e proteção na realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
LOVISOLO. Estética, Esporte e Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
MACINTYRE, A. Depois da Virtude: um estudo em teoria moral. Tradução Jussara Simões. Bauru: EDUSC, 2001.
MOREIRA, F. A; Silva, T. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2005.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura Corporal: críticas e alternativas. 2.ed. São Paulo: Phorte, 2008.
PIAGET, J. O Julgamento moral na Criança. 1.ed. São Paulo: Metre Jou, 1977.
RIOS, T. A. Ética e competência. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SANTOS, S.B. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito, São Paulo: Bontempo, 2007.p. 13-88.
SUCUPIRA LINS, M.J.C. Educação Moral na perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: Access Editora, 2007.
VÁZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Lidia Guimarães, Maria Judith Sucupira Lins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).