A PESQUISA COMO MEIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE

Inclusão da Pessoa com Deficiência e Ação Pedagógica

Autores

  • Ana Lídia Felippe Guimaraes SME/RJ
  • Maria Judith Sucupira da C. Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48346

Palavras-chave:

Educação Física, Ética, Inclusão Escolar, Ação pedagógica

Resumo

O presente texto é o recorte da pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/UFRJ numa unidade escolar da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. O sujeito da pesquisa para esse trabalho é uma professora de educação física. O objetivo é identificar a relevância da pesquisa empírica na formação e ação pedagógica no processo de inclusão da pessoa com deficiência. O objeto de estudo é o tema Ética na inclusão escolar.  Para tal, a pesquisa-ação por meio da Escuta Sensível (1985) com análise de conteúdo à luz de Bardin (1977) foi a metodologia seguida. Um ponto crucial, no que tange aos resultados, foi a transformação da ação pedagógica da professora e o reconhecimento da transversalidade Ética frente ao processo de inclusão dos estudantes com deficiência.

 

 

 

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Biografia Autor

Maria Judith Sucupira da C. Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

- Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação - UFRJ

Coordenadora de Pesquisa do Grupo de Pesquisa em Ética na Educação

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Publicado

2021-07-20

Como Citar

Guimaraes, A. L. F., & Sucupira da C. Lins, M. J. . (2021). A PESQUISA COMO MEIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: Inclusão da Pessoa com Deficiência e Ação Pedagógica. RevistAleph, (Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48346