A PESQUISA COMO MEIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE

Inclusão da Pessoa com Deficiência e Ação Pedagógica

Auteurs-es

  • Ana Lídia Felippe Guimaraes SME/RJ
  • Maria Judith Sucupira da C. Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48346

Mots-clés :

Educação Física, Ética, Inclusão Escolar, Ação pedagógica

Résumé

O presente texto é o recorte da pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/UFRJ numa unidade escolar da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. O sujeito da pesquisa para esse trabalho é uma professora de educação física. O objetivo é identificar a relevância da pesquisa empírica na formação e ação pedagógica no processo de inclusão da pessoa com deficiência. O objeto de estudo é o tema Ética na inclusão escolar.  Para tal, a pesquisa-ação por meio da Escuta Sensível (1985) com análise de conteúdo à luz de Bardin (1977) foi a metodologia seguida. Um ponto crucial, no que tange aos resultados, foi a transformação da ação pedagógica da professora e o reconhecimento da transversalidade Ética frente ao processo de inclusão dos estudantes com deficiência.

 

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Maria Judith Sucupira da C. Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

- Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação - UFRJ

Coordenadora de Pesquisa do Grupo de Pesquisa em Ética na Educação

Références

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

APPLE, M. Ideologia e currículo. Brasiliense, São Paulo, 1982. p. 125-149.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos temas transversais/Secretaria de Educação Fundamental.

Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BARBIER, R. A Pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CANCLINI, N.G. Diferentes, desiguais e desconectados. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed.da UFRJ, 2007.

CAPARROZ, F. E. O esporte como conteúdo da educação física: uma “jogada desconcertante” que não “entorta” só nossas “colunas”, mas também nossos discursos. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v.2, n.1(suplemento), p. 31-47, 2001. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/o-esporte-como-conteudo-educacao-fisica . Acesso em setembro de 2011.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, S. C., RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan, 2005.

ERIKSON, E. Identidade: juventude e Crise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

FONSECA, Michele Pereira de Souza da. Formação de professores de educação física e seus desdobramentos na perspectiva dos processos de inclusão/exclusão: reflexões sobre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro, 2014. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

GALLO, S. A orquídea e a vespa - transversalidade e currículo rizomático. In: Gonçalves, E.; PEREIRA, M.Z.; CARVALHO, M. E. Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. São Paulo: Alínea, 2004.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa social, São Paulo: Atlas, 1999.

GIROUX, H. Teoria Crítica e resistência em educação. Petropólis: Cortez, 1986.

HALL, S. Da Diáspora: Identidade e Mediações culturais. SOVI L.(Org). Tradução Adelaine La Guardia Resende, Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

JAPIASSÚ, H., MARCONDES D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorga Zahar Editora, 1996.

LIBÓRIO, R.M.C.; KOLLER, S.H. (Org). Adolescência e juventude: risco e proteção na realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

LOVISOLO. Estética, Esporte e Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.

MACINTYRE, A. Depois da Virtude: um estudo em teoria moral. Tradução Jussara Simões. Bauru: EDUSC, 2001.

MOREIRA, F. A; Silva, T. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2005.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura Corporal: críticas e alternativas. 2.ed. São Paulo: Phorte, 2008.

PIAGET, J. O Julgamento moral na Criança. 1.ed. São Paulo: Metre Jou, 1977.

RIOS, T. A. Ética e competência. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, S.B. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito, São Paulo: Bontempo, 2007.p. 13-88.

SUCUPIRA LINS, M.J.C. Educação Moral na perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: Access Editora, 2007.

VÁZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-20

Comment citer

Guimaraes, A. L. F., & Sucupira da C. Lins, M. J. . (2021). A PESQUISA COMO MEIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: Inclusão da Pessoa com Deficiência e Ação Pedagógica. RevistAleph, (Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48346