“PAUSA PARA EXISTIR”: AS OCUPAÇÕES DOS SECUNDARISTAS E A PROVOCAÇÃO SOBRE AS IDEIAS DE PODER, FLUXO E TEMPO.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49541Palavras-chave:
Ocupações dos secundaristas, Juventude, Luta política, ExperiênciaResumo
Entre os anos de 2015 e 2016, os estudantes secundaristas realizaram um dos movimentos políticos mais insurgentes dos últimos tempos no Brasil: as ocupações das escolas públicas. Motivadas por diversas razões, elas foram marcadas principalmente pelo ineditismo da autogestão dos alunos e pelo desafio imposto às autoridades públicas. Como reverberação, a experiência dos estudantes também provocou o debate sobre a relação com o poder, o fluxo e o tempo. Este artigo analisa o movimento em diálogo com essas três categorias utilizando como suporte o registro das ocupações no audiovisual e no teatro. O movimento sinalizou para essa juventude a possibilidade de outras práticas com o mundo e indicou que ações semelhantes podem estar apenas à espera de um momento oportuno para acontecer de novo.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas v.1. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 213-240.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 22ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
COMITÊ INVISÍVEL. Aos nossos amigos: crise e insurreição. São Paulo: n-1 edições, 2016.
COSTA, Lilian. #OcupaCairu: juventude e luta política a partir da ocupação de uma escola no subúrbio do Rio de Janeiro. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
ESPERO Tua (Re)volta. Direção: Eliza Capai. Produção de Mariana Genescá. São Paulo: Taturana Mobi, 2019.
RAMALHO, Zé. Admirável Gado Novo. Rio de Janeiro: Epic, 1979. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YwqoeKlaJQs Acesso em: 02/04/2021.
RUSSO, Renato. Tempo Perdido. São Paulo: EMI, 1986. Disponível em: https://youtu.be/zpzoG5KGaHg Acesso em: 02/04/2021.
TAMANINI, Maria. EUA x China: Guerra comercial gera desvalorização de US$ 53 bilhões à Apple. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/144723-eua-x-china-guerra-comercial-gera-desvalorizacao-us-53-bilhoes-apple.htm. Acesso em: 02/04/2021.
TRUFFI, Renan. Juventude exemplar. Revista Carta Capital, São Paulo, ano XXII, n. 925, p. 18-23, nov. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lilian Michelli Giovanelli da Costa, Heliana Conde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).