“PAUSA PARA EXISTIR”: AS OCUPAÇÕES DOS SECUNDARISTAS E A PROVOCAÇÃO SOBRE AS IDEIAS DE PODER, FLUXO E TEMPO.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49541Palavras-chave:
Ocupações dos secundaristas, Juventude, Luta política, ExperiênciaResumo
Entre os anos de 2015 e 2016, os estudantes secundaristas realizaram um dos movimentos políticos mais insurgentes dos últimos tempos no Brasil: as ocupações das escolas públicas. Motivadas por diversas razões, elas foram marcadas principalmente pelo ineditismo da autogestão dos alunos e pelo desafio imposto às autoridades públicas. Como reverberação, a experiência dos estudantes também provocou o debate sobre a relação com o poder, o fluxo e o tempo. Este artigo analisa o movimento em diálogo com essas três categorias utilizando como suporte o registro das ocupações no audiovisual e no teatro. O movimento sinalizou para essa juventude a possibilidade de outras práticas com o mundo e indicou que ações semelhantes podem estar apenas à espera de um momento oportuno para acontecer de novo.
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