“PAUSA PARA EXISTIR”: AS OCUPAÇÕES DOS SECUNDARISTAS E A PROVOCAÇÃO SOBRE AS IDEIAS DE PODER, FLUXO E TEMPO.

Auteurs

  • Lilian Michelli Giovanelli da Costa UERJ
  • Heliana de Barros Conde Rodrigues UERJ

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49541

Mots-clés:

Ocupações dos secundaristas, Juventude, Luta política, Experiência

Résumé

Entre os anos de 2015 e 2016, os estudantes secundaristas realizaram um dos movimentos políticos mais insurgentes dos últimos tempos no Brasil: as ocupações das escolas públicas. Motivadas por diversas razões, elas foram marcadas principalmente pelo ineditismo da autogestão dos alunos e pelo desafio imposto às autoridades públicas. Como reverberação, a experiência dos estudantes também provocou o debate sobre a relação com o poder, o fluxo e o tempo. Este artigo analisa o movimento em diálogo com essas três categorias utilizando como suporte o registro das ocupações no audiovisual e no teatro.  O movimento sinalizou para essa juventude a possibilidade de outras práticas com o mundo e indicou que ações semelhantes podem estar apenas à espera de um momento oportuno para acontecer de novo.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Heliana de Barros Conde Rodrigues, UERJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É professora associada e procientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com atuação docente nos cursos de graduação em Psicologia, especialização em Psicologia Jurídica e Pós-graduação em Psicologia Social - este último até julho de 2016. Professora do Mestrado em Psicologia Institucional da UFES de 2012 a 2014. Professora do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ desde setembro de 2016. Concluiu em 2011 estágio de pós-doutoramento em Ciências Sociais, sob supervisão do Prof. Edson Passetti, na PUC-SP. Sua experiência principal situa-se na área de Psicologia Social, com ênfase em História da Psicologia. Dedica-se especialmente aos seguintes temas: práticas grupais, análise institucional, desinstitucionalização psiquiátrica, história oral, genealogia foucaultiana e estudos sobre produção de subjetividade.

Références

BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas v.1. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 213-240.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 22ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

COMITÊ INVISÍVEL. Aos nossos amigos: crise e insurreição. São Paulo: n-1 edições, 2016.

COSTA, Lilian. #OcupaCairu: juventude e luta política a partir da ocupação de uma escola no subúrbio do Rio de Janeiro. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

ESPERO Tua (Re)volta. Direção: Eliza Capai. Produção de Mariana Genescá. São Paulo: Taturana Mobi, 2019.

RAMALHO, Zé. Admirável Gado Novo. Rio de Janeiro: Epic, 1979. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YwqoeKlaJQs Acesso em: 02/04/2021.

RUSSO, Renato. Tempo Perdido. São Paulo: EMI, 1986. Disponível em: https://youtu.be/zpzoG5KGaHg Acesso em: 02/04/2021.

TAMANINI, Maria. EUA x China: Guerra comercial gera desvalorização de US$ 53 bilhões à Apple. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/144723-eua-x-china-guerra-comercial-gera-desvalorizacao-us-53-bilhoes-apple.htm. Acesso em: 02/04/2021.

TRUFFI, Renan. Juventude exemplar. Revista Carta Capital, São Paulo, ano XXII, n. 925, p. 18-23, nov. 2016.

##submission.downloads##

Publiée

2021-11-18