TECNOLOGIAS DIGITAIS: AÇÃO COLABORATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50523Palavras-chave:
Tecnologia Digital, Ensino Remoto Emergencial, Formação de Professores/asResumo
Com a suspensão das aulas presenciais nas escolas devido à pandemia da COVID-19, tornou-se inevitável aos professores a busca por atividades pedagógicas e ferramentas tecnológicas que disponibilizassem aos estudantes as atividades planejadas. Uma pesquisa realizada com 42 professores do Ensino Fundamental, Ciclo I e Ciclo II, foi constatada que 55% dos entrevistados apontaram a necessidade de uma formação em “Plataformas digitais/tecnologias”. Neste contexto, o presente estudo objetivou avaliar o conhecimento do uso das ferramentas digitais por parte dos profissionais da educação, por meio de uma Oficina “Plataformas Interativas para o Ensino Remoto”, ofertada aos professores de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo.
Downloads
Referências
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-
-distancia/. Acesso em 24 out. 2021.
BELASCO, A. G. S.; FONSECA, C. D. Coronavírus 2020. Rev. Bras. Enferm, Brasília, v. 73, n. 2, p. 1-2, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672020000200100&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 mar. 2021.
BRAGA, D. B.; VÓVIO. C. L. Uso de tecnologia e participação em letramento digitais em contextos de desigualdade. In: BRAGA, D. B. (Org.). Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social: possibilidades e contradições. São Paulo: Cortez, 2015. p. 33-67.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 2018.
BRITO, G. da S.; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e novas tecnologias: um (re)pensar. 2. ed. Curitiba: Editora InterSaberes, 2015.
CAPELLINI, V. L. M. F.; ZERBATO, A. P. O que é Ensino Colaborativo? 1ª Ed. São Paulo: Edicon, 2019.
CASSETTARI, F. T. Estudo de caso: uso de um quiz game para revisão de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 2015. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Departamento de Informática e Estatística, Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: http://www.gqs.ufsc.br/files/2020/02/Projetos_II_Fernando_Taranto_Cassettari_final.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.
CRISTÓVÃO, E. M.; CASTRO, J. F. Possibilidades e limites da postura colaborativa e investigativa do professor como tática de enfrentamento da complexidade da docência. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, p. 158-174, jan./jun, 2013. Disponível em:
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3513/2298. Acesso em: 30 mar. 2021.
DOMINICK, R. dos S.; ALVES, W. B.; SILVA, M. M. e. Desafios na formação de professores em um mundo conectado: representações, práticas e linguagens inovadoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1629–1651, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13836. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13836. Acesso em: 24 out. 2021.
GABRIEL, M. Educar: a revolução digital na educação. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
KENSKI, V. M. O papel do professor na sociedade digital. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. P. (orgs.) Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. p. 93-106.
MARQUES, A. S.; NUNES, L. C. Possibilidades da participação na avaliação da aprendizagem online no ensino superior. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 599-622, jul./set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n72/a08v19n72.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.
MELO, F. S. O Uso das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica: Inovando Pedagogicamente na Sala de Aula. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22533/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FAB%C3%8DOLA%20MELO.%20Final2017.pdf. Acesso em 14 out. 2021.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
MORAN, J. M. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.
OSTEMBERG, E.; CARRARO, M. R. S.; SANTOS, P. K. As tecnologias digitais na educação e nos processos educativos durante a pandemia do COVID-19: relatos de professores. Educação por Escrito, v. 11, n. 2, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/38859. Acesso em: 14 Abr. 2021.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia do COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 24 out. 2021.
SANTOS-GUERRA, M. A. Adiantar-se ao futuro: agrupamentos de alunos. In: JARAUTA, B.; IMBERNÓN, F. (Org.). Pensando no futuro da educação: uma nova escola para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 85-101.
SERRA, D.; BIANCO, P. H. Mediação escolar: conhecimentos, habilidades e atitudes. Rio de Janeiro: Editora Kirios, 2019.
SCHUCK, R. J.; CAZAROTTO, R. T.; SANTANA, E. L. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista, v.27, n.3, p. 1131-1154, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54601/28905. Acesso em: 22 ago. 2021.
SILVA, R. A.; CAMARGO, A. L. A cultura escolar na era digital. O impacto da aceleração tecnológica na relação professor-aluno, no currículo e na organização escolar. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 135-185.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vinicius Iuri de Menezes, Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Lorinisa Kanaak da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).