TECNOLOGIAS DIGITAIS: AÇÃO COLABORATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Vinicius Iuri de Menezes UNESP - Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho"
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini UNESP - Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho"
  • Lorinisa Kanaak da Costa UNESP - Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50523

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Ensino Remoto Emergencial, Formação de Professores/as

Resumo

Com a suspensão das aulas presenciais nas escolas devido à pandemia da COVID-19, tornou-se inevitável aos professores a busca por atividades pedagógicas e ferramentas tecnológicas que disponibilizassem aos estudantes as atividades planejadas. Uma pesquisa realizada com 42 professores do Ensino Fundamental, Ciclo I e Ciclo II, foi constatada que 55% dos entrevistados apontaram a necessidade de uma formação em “Plataformas digitais/tecnologias”. Neste contexto, o presente estudo objetivou avaliar o conhecimento do uso das ferramentas digitais por parte dos profissionais da educação, por meio de uma Oficina “Plataformas Interativas para o Ensino Remoto”, ofertada aos professores de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, UNESP - Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Vice-Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2017-2021). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Menezes, V., Capellini, V. ., & Costa, L. (2021). TECNOLOGIAS DIGITAIS: AÇÃO COLABORATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES . RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50523