POLÍTICA DE INCLUSÃO PARA O ENSINO REMOTO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ NO CONTEXTO DA COVID-19

Autores

  • Adriana Campani Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA http://orcid.org/0000-0002-4524-7694
  • Rejane Maria Gomes da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Virginia C´élia Cavalcante Holanda Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50527

Palavras-chave:

Política de Inclusão, Universidade democratica, Ensino Remoto

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre a “política de inclusão para o ensino remoto”, no contexto da Covid-19, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no ano de 2020. A partir das nossas experiências docentes, analisamos os caminhos trilhados pela gestão universitária para esse formato de ensino. Partimos do princípio de que a democratização das relações institucionais se caracteriza como condição sine qua non para qualquer processo de inclusão pautado na garantia da igualdade de condições de acesso aos direitos adquiridos e à permanência dos alunos na instituição. Compreendemos que o momento pandêmico desafiou reflexões políticas, pedagógicas e epistemológicas sobre o sentido da inclusão na universidade. Destacamos também que, na UVA, especificamente, a histórica ausência de um projeto democrático de universidade enfraqueceu ainda mais o processo de inclusão universitária. 

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Biografia do Autor

Adriana Campani, Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado pela Universidade Federal do Ceará, com Estágio de Doutoramento na Universidade de Lisboa-UL (2008), sob orientação do Prof. Dr. Antonio Nóvoa.Tem Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho em Portugal. É professora efetiva classe associada.Exerceu o cargo de Pro-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação; procuradora Institucional (P.I.) e membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É Credenciada na linha de ensino de geografia do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA. Coordena na UVA o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior - OIIIIPe por meio do Acordo de Cooperação entre a UFRJ/UVA, com mais 18 universidade, sendo 5 internacionais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - GEPPU/UVA, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.

Rejane Maria Gomes da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutora em Educação pela Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – OIIIPE.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Campani, A., Gomes da Silva, R. M. ., & Cavalcante Holanda, V. C. (2021). POLÍTICA DE INCLUSÃO PARA O ENSINO REMOTO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ NO CONTEXTO DA COVID-19. RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50527