x

Auteurs-es

  • Adriana Campani Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA http://orcid.org/0000-0002-4524-7694
  • Rejane Maria Gomes da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Virginia C´élia Cavalcante Holanda Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50527

Mots-clés :

x

Résumé

O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre a “política de inclusão para o ensino remoto”, no contexto da Covid-19, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no ano de 2020. A partir das nossas experiências docentes, analisamos os caminhos trilhados pela gestão universitária para esse formato de ensino. Partimos do princípio de que a democratização das relações institucionais se caracteriza como condição sine qua non para qualquer processo de inclusão pautado na garantia da igualdade de condições de acesso aos direitos adquiridos e à permanência dos alunos na instituição. Compreendemos que o momento pandêmico desafiou reflexões políticas, pedagógicas e epistemológicas sobre o sentido da inclusão na universidade. Destacamos também que, na UVA, especificamente, a histórica ausência de um projeto democrático de universidade enfraqueceu ainda mais o processo de inclusão universitária. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Campani, Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado pela Universidade Federal do Ceará, com Estágio de Doutoramento na Universidade de Lisboa-UL (2008), sob orientação do Prof. Dr. Antonio Nóvoa.Tem Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho em Portugal. É professora efetiva classe associada.Exerceu o cargo de Pro-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação; procuradora Institucional (P.I.) e membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É Credenciada na linha de ensino de geografia do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA. Coordena na UVA o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior - OIIIIPe por meio do Acordo de Cooperação entre a UFRJ/UVA, com mais 18 universidade, sendo 5 internacionais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - GEPPU/UVA, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.

Rejane Maria Gomes da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutora em Educação pela Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – OIIIPE.

Références

BONDÍA LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. [S. l.], n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em 05 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/05/2020. Reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman& view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 05 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/09 /2020. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041-pcp009-20&category_slug=junho-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 10 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 821/1994. Reconhecer a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, mantida pelo Governo do Estado do Ceará, com sede na cidade de Sobral, Estado do Ceará. Brasília: MEC, 1994. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/ 1128677/pg-23-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-01-06-1994. Acesso em: 05 de maio de 2020.

CEARA. Conselho Estadual de Educação. Resolução 481 de 27 de março de 2020. Dispõe sobre regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema de Ensino do Estado do Ceará, para fins de reorganização e cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do coronavírus (COVID-19), Fortaleza: CEE, 2020b. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/49/2019/05/Re solu%C3%A7%C3%A3o-CEE-481_2020_-COVID19-28_03.pdf Acesso em: 05 abr. 2020.

CEARÁ. Conselho Estadual de Educação. Câmara da Educação Superior, Planejamento e Legislação. Parecer Nº 318/94, de 08 de março de 1994. Fortaleza: CEE, 1994.

CEARA. Conselho Estadual de Educação. Resolução 484 de 15 de julho de 2020. Altera o artigo 2º e o Parágrafo único do artigo 7º da Resolução CEE nº 481, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais (remotas) no Sistema de Ensino do Estado do Ceará, para fins de reorganização e cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do coronavírus (COVID-19), e dá outras providências, Fortaleza: CEE, 2020c. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/49/2019/05/RESOLU%C3%87%C3%83º -n%C2%BA-484.2020.pdf Acesso em: 25 jul. 2020.

CEARÁ. Decreto nº 33.510, de 16 de março de 2020. Decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. Diário Oficial do Estado, Poder Executivo, Fortaleza, CE, 16 mar. 2020, série 3, ano XII, n.53, 2020a. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2020/ 04/DECRETO-N%C2%BA33.510-de-16-de-mar%C3%A7o-de-2020.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.

CEARÁ. Lei 12.077 de 1 de março de 1993. Cria a Secretaria da Ciência e Tecnologia - SECITECE e dá outras providências. Fortaleza: Governo do Estado. Lex: coletânea de legislação: edição estadual, Fortaleza, 1993. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/ciencia-e-tecnologia-e-educacao-superior/item/928-lei-n-12-077-a-de-01-03-93-d-o-de-22-04-93. Acesso em: 05 maio 2020.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 12. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

MIGNOLO, W. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, [S. l.], n. 34, p. 287-324, 2010.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SANTOS, B. de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, B. de S. O fim do império cognitivo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SANTOS, B. de S. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2013.

SINDIUVA. Nota do SINDIUVA e DCE pela revogação do provimento 09/2020, do Comitê Geral de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus – UVA. Sobral: SINDIUVA, 2020.

SOBRAL. Decreto Municipal nº 2.371/2020. Decreta estado de emergência no âmbito do município de Sobral e estabelece medidas para enfrentamento do novo coronavírus (covid-19), e dá outras providências. Diário Oficial do Munícipio, v. 4., n. 753, p. 1, 2020. Sobral: Prefeitura, 2020.

UVA. Portaria Nº 98/2020. Cria a Comissão para a Elaboração do Plano de Contingência para o Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no âmbito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral: UVA, 2020c.

UVA. CENFLE. Plano de retomada gradual das atividades letivas da UVA. Sobral: CENFLE, 2020f.

UVA. Comitê Geral de Enfrentamento à Pandemia do Corona vírus. Provimento Nº 09 de 17 de junho de 2020, Sobral: UVA, 2020e.

UVA. Comitê Geral de Enfrentamento à Pandemia do Coronavirus. Provimento Nº 01 de 17 de abril de 2020. Sobral: UVA, 2020d.

UVA. Curso de Pedagogia. Nota sobre o provimento nº 09/Resolução CONSUNI – UVA- 01/2020. Sobral: [s. n.], 2020g.

UVA. Núcleo de Tecnologia da Informação. Relatório de pesquisa socioeconômico aplicado aos alunos dos cursos de graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú matriculados no semestre de 2020.1. Sobral: UVA, 2020h. Disponível em: http://www.uvanet.br/documen tos/provimento_076 8cb490f529968b1f9529c990366f1.pd Acesso em: 18 jul. 2020.

UVA. Plano de desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual Vale do Acaraú 2013-2017. Sobral: UVA, 2013.

UVA. Portaria Nº 119/2020. Altera a Portaria Nº 97/2020, que institui o Comitê Geral de Enfrentamento à Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), no âmbito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral: UVA, 2020b.

UVA. Portaria Nº 95/2020. Determina, em atendimento ao Decreto Estadual nº 33.510 e Decreto Municipal Nº 2.371, ambos de 16 de março de 2020, a suspensão de todas as atividades presencias de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no período de 16 a 31 de março de 2020. Sobral: UVA, 2020a.

UVA. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Relatório de pesquisa aplicado aos alunos dos cursos de graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú no contexto da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Sobral: UVA, 2020i. Disponível em: http://www.uvanet.br/docu mentos/provimento_0768cb490f529968b1f9529c990366f1.pd Acesso em: 18 jul. 2020.

VEIGA NETO, A. Paradgmas? Cuidado com eles! In: COSTA, M. V. (Org). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 35-48.

WALSH, C. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resisitir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-YALA, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-13

Comment citer

Campani, A., Gomes da Silva, R. M. ., & Cavalcante Holanda, V. C. (2021). x. RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50527