ENSINO REMOTO EM CONTEXTO DE PANDEMIA EM DUAS UNIVERSIDADES DO NORDESTE DO BRASIL: UFC E UERN
UFC E UERN
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50549Palavras-chave:
Ensino remoto, Ensino superior, Pandemia de COVID-19Resumo
Este artigo aborda a implementação do ensino remoto emergencial no âmbito da Universidade Federal do Ceará - UFC e da Universidade do Estado do Rio Grande - UERN, analisando à construção de seus planos de enfrentamento à pandemia de Covid-19, com ênfase nas estratégias adotadas pelos cursos de Pedagogia e as Faculdades de Educação destas IES. O corpus da pesquisa se constitui de análise documental, de levantamentos e evidências empíricas, além de narrativas dos autores-atores na condição de docentes implicados na vivência concreta dos processos. Na UFC, evidenciou-se uma relação de conflito entre a gestão superior e as unidades acadêmicas, resultando na construção do Plano Participar e Incluir, da Faculdade de Educação, em objeção ao plano da Pró-Reitoria de Graduação. Na UERN, constatou-se a adesão irrestrita ao ensino remoto e a insuficiência das ações empreendidas pela gestão superior no que tange às condições mínimas de estudo dos estudantes e de trabalho dos professores.
Downloads
Referências
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora. LDA. 1994.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020a. Disponível em: http://portal.inep.gov.
br/documents/186968/484154/RESUMO+T%C3%89CNICO+- +CENSO+DA+EDUCA%C3%87%C3
%83O+B%C3%81SICA+2019/586c8b06- 7d83-4d69-9e1c-9487c9f29052?version=1.0. Acesso em: 15 jan. 2021.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CP Nº 5/2020 – apresenta a Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020b.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CP Nº: 11/2020 – apresenta as Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. 2020c.
CARMO, Francisca Maurilene. Faculdade de Educação – FACED: Contexto da COVID – 19. Fortaleza: [s. n.], 2020.
FAGUNDES, Umelda Miranda; MACEDO, Lismara Ribeiro. Educação a distância e o formato metapresencial da Universidade Federal do Sul da Bahia: um estudo de caso com os estudantes do colégio universitário de Itamaraju. Itamaraju/BA, novembro/2020. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/52081.pdf Acesso em: 08 abr. 2021.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. de Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira, et all. Ensino Remoto Emergencial e o Isolamento Social: a precarização da escola pública e do trabalho docente. In: UCHOA, Antônio Marcos da Conceição; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza; GONÇALVES, Maria Elizabeth Souza (Orgs.). EAD, Atividades remotas e o ensino doméstico: cadê a escola? Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
MOREIRA, J. A. ; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, [S. l.], v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 08 ago. 2021.
SANTOS, Boaventura Souza. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez. 2005.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, janeiro, 2021.
UERN/CEC. Caderno - Retomada de atividades acadêmicas por acesso remoto. Mossoró: [s. n.], 2020.
UFC/FACED. Plano Participativo FACED: Retomada/Reinvenção das atividades acadêmicas. Fortaleza: [s. n.], 2020a.
UFC/FACED. Participar e Incluir - por uma pedagogia colaborativa no contexto da pandemia - atividades educativas emergenciais. Fortaleza: [s. n.], 2020b. Disponível em: https://faced.
ufc.br/wp-content/uploads/2020/08/participar-e-incluir-2.pdf. Acesso em: 28 abril 2021.
UFC/FACED/DEE/Área de Movimentos Sociais e Educação, 2020. Plano de Atividades Inter/Transdisciplinares “Movimentos Sociais, Interculturalidade e Perspectivas de Educação Contextualizada (MOVIPE)”. Fortaleza: [s. n.], 2020.
UFC/PROGRAD. Proposta Pedagógica de Emergência. Fortaleza: [s. n.], 2020. Disponível em: https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2020/08/plano-pedagogico-de-emergencia-ppe.pdf. Acesso em: 28 abril 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO, Francisca Maurilene do Carmo, José Mendes Fonteles Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).