ENSINO REMOTO EM CONTEXTO DE PANDEMIA EM DUAS UNIVERSIDADES DO NORDESTE DO BRASIL: UFC E UERN
UFC E UERN
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50549Mots-clés:
Ensino remoto, Ensino superior, Pandemia de COVID-19Résumé
Este artigo aborda a implementação do ensino remoto emergencial no âmbito da Universidade Federal do Ceará - UFC e da Universidade do Estado do Rio Grande - UERN, analisando à construção de seus planos de enfrentamento à pandemia de Covid-19, com ênfase nas estratégias adotadas pelos cursos de Pedagogia e as Faculdades de Educação destas IES. O corpus da pesquisa se constitui de análise documental, de levantamentos e evidências empíricas, além de narrativas dos autores-atores na condição de docentes implicados na vivência concreta dos processos. Na UFC, evidenciou-se uma relação de conflito entre a gestão superior e as unidades acadêmicas, resultando na construção do Plano Participar e Incluir, da Faculdade de Educação, em objeção ao plano da Pró-Reitoria de Graduação. Na UERN, constatou-se a adesão irrestrita ao ensino remoto e a insuficiência das ações empreendidas pela gestão superior no que tange às condições mínimas de estudo dos estudantes e de trabalho dos professores.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora. LDA. 1994.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020a. Disponível em: http://portal.inep.gov.
br/documents/186968/484154/RESUMO+T%C3%89CNICO+- +CENSO+DA+EDUCA%C3%87%C3
%83O+B%C3%81SICA+2019/586c8b06- 7d83-4d69-9e1c-9487c9f29052?version=1.0. Acesso em: 15 jan. 2021.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CP Nº 5/2020 – apresenta a Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020b.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CP Nº: 11/2020 – apresenta as Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. 2020c.
CARMO, Francisca Maurilene. Faculdade de Educação – FACED: Contexto da COVID – 19. Fortaleza: [s. n.], 2020.
FAGUNDES, Umelda Miranda; MACEDO, Lismara Ribeiro. Educação a distância e o formato metapresencial da Universidade Federal do Sul da Bahia: um estudo de caso com os estudantes do colégio universitário de Itamaraju. Itamaraju/BA, novembro/2020. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/52081.pdf Acesso em: 08 abr. 2021.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. de Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira, et all. Ensino Remoto Emergencial e o Isolamento Social: a precarização da escola pública e do trabalho docente. In: UCHOA, Antônio Marcos da Conceição; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza; GONÇALVES, Maria Elizabeth Souza (Orgs.). EAD, Atividades remotas e o ensino doméstico: cadê a escola? Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
MOREIRA, J. A. ; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, [S. l.], v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 08 ago. 2021.
SANTOS, Boaventura Souza. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez. 2005.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, janeiro, 2021.
UERN/CEC. Caderno - Retomada de atividades acadêmicas por acesso remoto. Mossoró: [s. n.], 2020.
UFC/FACED. Plano Participativo FACED: Retomada/Reinvenção das atividades acadêmicas. Fortaleza: [s. n.], 2020a.
UFC/FACED. Participar e Incluir - por uma pedagogia colaborativa no contexto da pandemia - atividades educativas emergenciais. Fortaleza: [s. n.], 2020b. Disponível em: https://faced.
ufc.br/wp-content/uploads/2020/08/participar-e-incluir-2.pdf. Acesso em: 28 abril 2021.
UFC/FACED/DEE/Área de Movimentos Sociais e Educação, 2020. Plano de Atividades Inter/Transdisciplinares “Movimentos Sociais, Interculturalidade e Perspectivas de Educação Contextualizada (MOVIPE)”. Fortaleza: [s. n.], 2020.
UFC/PROGRAD. Proposta Pedagógica de Emergência. Fortaleza: [s. n.], 2020. Disponível em: https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2020/08/plano-pedagogico-de-emergencia-ppe.pdf. Acesso em: 28 abril 2021.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2021 DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO, Francisca Maurilene do Carmo, José Mendes Fonteles Filho
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).