A ESCOLHA DE SOFIA: MOTIVAÇÕES DOS(AS) ESTUDANTES DA UFF NA ELEIÇÃO DA UNIVERSIDADE E DA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51048Palavras-chave:
universidade, escolha], graduação, sociedadeResumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa mais ampla sobre práticas culturais dos(as) estudantes da UFF. Aqui comentamos os dados relativos especificamente às expectativas dos(as) alunos(as) em relação à escolha da UFF como instituição de ensino e à graduação que estão cursando. Semelhante escolha certamente não é decorrência de fatores apenas subjetivos – entendidos como fortuitos ou meramente arbitrários e aleatórios –, mas decorrência eloquente de fatores socioeconômicos e culturais que condicionam, em boa medida, as opções dos(as) estudantes e seus horizontes de expectativas. Por isso, além de descrevermos os resultados sobre os principais motivos para o ingresso na UFF e para a escolha do curso, especularemos, tanto quanto nos for estatisticamente possível e seguro, sobre essas respostas à luz de outros indicadores, como a escolaridade e ocupação laboral de mães e pais (e essa diferença de gênero também não é casual, como veremos) e a faixa de renda familiar.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2. ed. São Paulo, Boitempo, 2020.
ARANTES, P. O novo tempo do mundo e outros estudos sobre a era da emergência. São Paulo, Boitempo, 2014.
BALÁN, J. Expansión del acceso y mejoría de la equidad en la educación superior. In: SCHWARTZMAN, S. (org.). A educação superior na América Latina e os desafios do século XXI. Campinas: Editora da Unicamp, 2014, p. 107-137.
BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo/Porto Alegre, Edusp/Zouk, 2007.
CHAUI, M. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo, Ática, 2012.
CHAUI, M. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 23, p. 71-84, jan./abr. 1995.
CRARY, J. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Trad. Joaquim Toledo Jr. São Paulo, Cosac Naify, 2014.
FURTADO, J. P.; GONÇALVES, K. C. M. & MONTEIRO, E. da S. A leitura no intervalo: práticas culturais e leitura entre estudantes de arquivologia e biblioteconomia da Universidade Federal Fluminense. VII Seminário FESPSP. São Paulo, FESPSP, 2019, p. 1-32. Disponível em JoaciFurtado.pdf (fespsp.org.br) Acesso em 20 jul. 2021.
INEP. Censo da educação superior 2019: divulgação dos resultados. Brasília, MEC, 2020. Disponível em Microsoft PowerPoint - Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019_Sem_Animacoes (inep.gov.br) Acesso em 20 jul. 2021.
OLIVEIRA, C. T. de; SANTOS, A. S. dos; DIAS, A. C. G. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 43-53, jun. 2016. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902016000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 09 out. 2021.
PÉCORA, A. O ensaio na época da morte do ensaio. Limiar, v. 5, n. 10, jul./dez. 2018, p. 64-80.
SILVA, F. L. e. A perda da experiência da formação na universidade contemporânea. Tempo Social, São Paulo, 13(1): 27-37, maio 2001. Disponível em https://www.revistas.usp.br/ts/article/download/12347/14124. Acesso em 11 out. 2021.
SILVA Jr., Nelson da. O Brasil da barbárie à desumanização neoliberal: do “Pacto edípico, pacto social”, de Hélio Pellegrino, ao “E daí?”, de Jair Bolsonaro. In: SAFATLE, V.; DUNKER, C. & SILVA Jr., Nelson da. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte, Autêntica, 2020, p. 255-282.
TUGNY, A. de & GIANELLA, V. Experiências do sensível na formação acadêmica, a proposta da UFSB. In: TUGNY, R. P. de & GONÇALVES, G. (org.). Universidade popular e encontro de saberes. Salvador, EDUFBA, 2020, p. 425-435. Disponível em RI UFBA: Universidade popular e encontro de saberes. Acesso em 11 out. 2021.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Joaci Pereira Furtado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).