O JÚRI SIMULADO COMO ETAPA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51572Palavras-chave:
Radioatividade, CTS, Sequência DidáticaResumo
O trabalho apresenta a elaboração, aplicação e avaliação de uma Sequência Didática para o ensino-aprendizagem de Radioatividade, envolvendo 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola particular de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, que articulou o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade às ideias de Paulo Freire. A “crise hídrica” foi o tema motivador e sustentou toda a metodologia. Questionários com perguntas abertas e fechadas foram aplicados como pré e pós-teste e a avaliação da aprendizagem foi realizada por meio de júri simulado. Resultados mostram que a Sequência Didática gerou uma aprendizagem abalizada sobre o assunto e despertou o interesse por novos conhecimentos, tornando os educandos mais críticos, analíticos e capazes de avaliar riscos e benefícios do uso da Radioatividade.
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