INTELIGÊNCIA BANDIDA
ESBOÇO DE UMA EPISTEMOLOGIA DAS FAVELAS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54338Palavras-chave:
Educação Popular, Favelas, Inteligência BandidaResumo
O artigo que segue é resultado do amálgama de 50 anos de “Leitura de Mundo” com pelo menos 30 anos de experiência com a Educação Popular em favelas e escolas. Trata-se de uma formulação teórica banhada na potência criativa (VIGOTSKI, 1984) que emerge de vivências e experiências de classe nesses espaços. O artigo é o resultado de um desdobramento, com aprofundamento, de estudos anteriores. É deste aprofundamento teórico que emerge a problemática que será apresentada a seguir, ora denominada de INTELIGÊNCIA BANDIDA. É importante ressaltar que não se trata de uma ode à bandidagem das favelas e sim do resultado de experiências de classes que se forjaram à revelia das conformações mais cruéis impostas às Classes Trabalhadoras das Favelas, pelo capitalismo brasileiro, um capitalismo dinamizado pela “Dialética da Dependência” (MARINI, 2000) e por uma educação bancária (FREIRE, 1987).
Referências
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 39 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LEITE, Ligia Costa. A magia dos invencíveis: os meninos de rua na Escola Tia Ciata. Petrópolis: Vozes, 1991.
MARINI, Rui Mauro. Dialética da dependência. Petrópolis: Vozes; Buenos Aires: CLACSO, 2000.
SILVA, Rodrigo Torquato da. Escola-Favela e Favela-Escola: "esse menino não tem jeito!" Petrópolis: De Petrus et Alii: 2012.
_______. Pesquisa-Pesquisador/a Visceral - Emergência e Genealogia das Categorias. RevistAleph. Niterói, n. 34, p.162-171, julho, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.40424. Acesso em: janeiro de 2022.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
_______ . A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RODRIGO TORQUATO DA SILVA, Fábio Rodrigues, William Alencar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).