INTELIGÊNCIA BANDIDA
ESBOÇO DE UMA EPISTEMOLOGIA DAS FAVELAS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E VIGOTSKI
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https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54338Mots-clés:
Educação Popular, Favelas, Inteligência BandidaRésumé
O artigo que segue é resultado do amálgama de 50 anos de “Leitura de Mundo” com pelo menos 30 anos de experiência com a Educação Popular em favelas e escolas. Trata-se de uma formulação teórica banhada na potência criativa (VIGOTSKI, 1984) que emerge de vivências e experiências de classe nesses espaços. O artigo é o resultado de um desdobramento, com aprofundamento, de estudos anteriores. É deste aprofundamento teórico que emerge a problemática que será apresentada a seguir, ora denominada de INTELIGÊNCIA BANDIDA. É importante ressaltar que não se trata de uma ode à bandidagem das favelas e sim do resultado de experiências de classes que se forjaram à revelia das conformações mais cruéis impostas às Classes Trabalhadoras das Favelas, pelo capitalismo brasileiro, um capitalismo dinamizado pela “Dialética da Dependência” (MARINI, 2000) e por uma educação bancária (FREIRE, 1987).
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Références
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
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LEITE, Ligia Costa. A magia dos invencíveis: os meninos de rua na Escola Tia Ciata. Petrópolis: Vozes, 1991.
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