EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEMOCRACIA
REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54665Palavras-chave:
Educação. Democracia. Direitos Humanos. Resistência. Diferenças.Resumo
Este artigo visa refletir acerca de alguns avanços, retrocessos e resistências observados nos campos entrelaçados da educação e da democracia no contexto contemporâneo no Brasil. Discute a relação estreita da educação e dos direitos humanos como esteio de uma sociedade democrática. Como referencial teórico, dialoga com Arroyo (1988), Freire (1987, 1996), Adorno (2020), Costa (2011, 2012, 2015), entre outros autores, e com legislações do acervo jurídico brasileiro. A metodologia está alicerçada no diálogo com esses autores e com algumas legislações relativas à Política de Educação Inclusiva, expondo manobras ideológicas do atual governo para obstruir os direitos das pessoas com deficiência. Como resultado, reforçamos a imperiosa necessidade de educação para a participação individual e coletiva nos rumos da democracia no país.
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