EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEMOCRACIA

REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL

Authors

  • Nelma Alves Marques Pintor

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54665

Keywords:

Educação. Democracia. Direitos Humanos. Resistência. Diferenças.

Abstract

This article aims to reflect on some advances, setbacks and resistance observed in the intertwined fields of education and democracy in the contemporary context in Brazil. It discusses the close relationship between education and human rights as the mainstay of a democratic society. As theoretical reference, it dialogues with Arroyo (1988), Freire (1987, 1996), Adorno (2020), Costa (2011, 2012, 2015), among other authors, and with legislations of the Brazilian legal collection. The methodology is based on the dialogue with these authors and with some legislation concerning the Inclusive Education Policy, exposing ideological maneuvers of the current government to obstruct the rights of people with disabilities. As a result, it reinforces the imperative need of education for individual and collective participation in the directions of democracy in the country.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 2.ed. revista. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

ARROYO, Miguel G. Educação e Exclusão da Cidadania. In: BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel G.; NOSELLA, Paolo. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? 2. Ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; 23). p. 31 – 80.

BRASIL Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948 Acesso em 02 out. 2020.

______. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf Acesso em 04 out. 2020.

______ . Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm Acesso em 04 out. 2020.

______ . Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, MEC, SECADI, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 Acesso em 03 out. 2020.

______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Disponível em < https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf >. Acesso em 27 ago. 2021.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br constituicao › constituicao Acesso em 08 out. 2020.

CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de. Políticas Públicas de Educação Especial, Formação de Professores e Inclusão: a experiência da UFMA nos Projetos CAPES-PROESP/PROCAD – NF. In: COSTA, Valdelúcia Alves da et al. (organizadores). Políticas Públicas e Produção do Conhecimento em Educação Inclusiva. Niterói: Intertexto, 2011. p. 13 – 30.

COSTA, Valdelúcia Alves da. Formação de Professores e Educação Inclusiva: experiências na escola pública. In: COSTA, Valdelúcia Alves da et al. (organizadores). Políticas Públicas e Produção do Conhecimento em Educação Inclusiva. Niterói: Intertexto, 2011. p. 31 - 52.

______ . Formação de Professores e Educação Inclusiva. In: CARVALHO, Mariza Borges Wall de; COSTA, Valdelúcia Alves da; MIRANDA, Therezinha Guimarães (organizadoras). Educação Básica, Educação Superior e Inclusão Escolar: pesquisas, experiências e reflexões. Niterói: Intertexto, 2012. p. 23 – 33.

______ . Possibilidades da Formação e da Pesquisa à Educação Inclusiva. In: COSTA, Valdelúcia Alves da. (Org.). Formação e Pesquisa: Articulação da Educação Inclusiva. Niterói: Intertexto. Editora CAPES, 2015. P. 17 – 31.

DOURADO, Luiz Fernandes. Estado, Educação e Democracia no Brasil: Retrocessos e Resistências. Edu. Soc., Campinas, v.40, e 0224639, 2019. DOI: 10.1590/ES0101/73302019224639.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FEUERSTEIN, Reuven & RAND, Yaacov. Don’t Accept Me As I Am: Helping Retarded Performers Excel. Revised Edition. United States of America: SkyLight, 1988.

ONU. Declaração de Salamanca e suas Linhas de Ação. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf Acesso em 09 out. 2020.

XXXXXX. Educação Inclusiva: as contradições do direito à educação e do cotidiano da escola pública. Niterói: Intertexto, 2016.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL STF – Processo ADI 0106743-47.2020.1.00.0000 DF 0106743-47.2020.1.00.0000. Disponível em < https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/1265081139/acao-direta-de-inconstitucionalidade-adi-6590-df-0106743-4720201000000/inteiro-teor-1265081143>. Acesso em 30 set. 2021.

UNESCO. Declaração de Dakar. Educação para Todos. Texto adotado pela Cúpula Mundial de Educação. Dakar, Senegal, 2000. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/UNESCO-Organiza%C3%A7%C3%A3o-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas-para-a-Educa%C3%A7%C3%A3o-Ci%C3%AAncia-e-Cultura/declaracao-de-dakar-educacao-para-todos-2000.html Acesso em 03 out. 2020.

Vygotsky, L. S. Aprendizaje y Desarollo intelectual em la edad escolar. Em: LURIA, Leontiev, Vigotsky. Psicología y Pedagogia. 5. Ed. España: Ediciones Akal, 2015.

Published

2022-12-15

How to Cite

Pintor, N. A. M. (2022). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEMOCRACIA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL. RevistAleph, (39). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54665