SISTEMA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DE NITERÓI: PERCURSOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

PATHS TOWARDS AN ANTI-RACIST EDUCATION

Autores

  • Guilherme Fani Oliveira Machado da Costa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniele Achilles Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Deise Sabbag Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.60422

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Lei 10.639/03, Educação Antirracista

Resumo

O artigo alinha-se ao campo da Biblioteconomia Escolar e Educação para compreender algumas marcações das relações étnico-raciais. Seu tema é a mediação de leitura com potencial para uma pedagogia da diversidade. O objetivo geral desta reflexão é investigar as contribuições das bibliotecas escolares municipais de Niterói para o trabalho com a diversidade étnico-racial, para tanto, analisou-se os relatórios dos acompanhamentos das bibliotecas escolares municipais de Niterói, a partir de uma análise temática com a intenção de identificar temáticas afro-brasileiras presentes no trabalho realizado nestes espaços. O referencial teórico utilizado na construção deste texto abrange os estudos de Nilma Lino Gomes, Eliane Debus, bem como, o Referencial Curricular da Rede Pública Municipal de Educação de Niterói. Os resultados analíticos mostram que as atividades de mediação de leitura e contações de histórias são as que mais figuram no fazer dos bibliotecários desta rede, descortinando o potencial que as narrativas plurais trazem para a formação discente.

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Biografia do Autor

Guilherme Fani Oliveira Machado da Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Participa do Grupo de Pesquisa "Bibliotecas, Memória e Resistência". Atualmente é bibliotecário na Secretaria Municipal de Educação de Niterói atuando na Coordenação de Educação e Cultura, tendo atuado também na Coordenação de Promoção da Leitura desta referida Rede.

Daniele Achilles, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGM-UNIRIO, 2018). Estágio Doutoral em Ciência da Informação pela Univerdad de Antioquia (UdeA), Medellín, Colombia - (Doutorado Sanduíche, 2017) com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO, 2008). Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO, 2006). Professora Associada I do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa "Bibliotecas, Memória e Resistência". 

Deise Sabbag, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, 2013). Professora Doutora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto desde 2014, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão (com enfoque na área de Organização do Conhecimento). Docente permanente na Pós-Graduação do Programa de Ciência da Informação da UNESP/Marília, linha pesquisa Produção e Organização da Informação. Realizou atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos curso de Biblioteconomia, Arquivologia e Mestrado Profissional em Biblioteconomia (2010 a 2014). Atuou nesta instituição como vice-diretora da Escola de Biblioteconomia no período de 2011 a 2014, sendo diretora interina entre 2012 a 2013. Participa dos Grupos de Pesquisa Linguagem, Discurso e Organização do Conhecimento(UNESP) ; Análise Documentária (UNESP) e Biblioteca, Memória e Resistência (UNIRIO). É membro das Sociedades Científicas de sua especialidade. Vice-Presidente da International Society for Knowledge Organization (ISKO ? Capítulo Brasileiro) período 2017 - 2019. Membro da International Society for Knowledge Organization(ISKO) no exterior. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) onde atuou como coordenadora Adjunta do GT 2 - Organização e Representação do Conhecimento. Membro da Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação. Atualmente é editora do período científico Biblioteca Escolar em Revista da USP/Ribeirão Preto. Líder do Grupo de Pesquisa ECOAR (Estudos Contemporâneos em Organização, Análise e Recuperação da Informação. Temas de interesse de pesquisa: Organização do Conhecimento, Tesauros, Vocabulários Controlados, Linguagem Documentária, Indexação, Taxonomias, Folksonomias, Cultura da Convergência, Estudo Culturais em Organização do Conhecimento. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6392-4719 . Mamãe da Isadora Antonio Sabbag desde 2017.

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Publicado

2024-05-23

Como Citar

Fani Oliveira Machado da Costa, G., Achilles, D., & Sabbag, D. . (2024). SISTEMA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DE NITERÓI: PERCURSOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PATHS TOWARDS AN ANTI-RACIST EDUCATION. RevistAleph, 1(41). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.60422

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas