CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: PESQUISA E COLETA DE SINAIS DE BIOQUÍMICA
BIOLOGICAL SCIENCES AND DEAF EDUCATION: RESEARCH AND GATHERING OF BIOCHEMISTRY SIGNS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64449Palavras-chave:
Bioquímica, Libras, Educação de surdos, Ensino superiorResumo
Este estudo aborda a educação da população surda no Brasil, incluindo os desafios que persistem até o ensino superior. Um dos obstáculos existentes é a escassez de sinais em Libras para termos técnicos. Assim, o objetivo do trabalho foi realizar um levantamento quantitativo de sinais relacionados à Bioquímica. A pesquisa buscou identificar dicionários bilíngues, glossários e outros materiais específicos dessa área, coletando sinais a partir deles para posterior publicação na Plataforma Libras Acadêmica UFF. Sinais foram encontrados para 23 dos 44 termos selecionados, reforçando a persistência do déficit de vocabulário no contexto educacional. A iniciativa visa beneficiar a comunidade surda ao facilitar a produção de materiais didáticos acessíveis em Libras e a comunicação acadêmica, especialmente nas áreas de biologia molecular, por meio do agrupamento e divulgação de conteúdos já existentes.
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