O PODER TRANSFORMADOR INFANTO-JUVENIL: O USO DO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FORÇA DE AÇÃO

THE USE OF AUDIOVISUAL MEDIA IN THE EDUCATION OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH CAPACITY FOR ACTION

Autores

  • Tainá Andrade da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Paulo Cesar Silva de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64522

Palavras-chave:

Educação Cultural, Juventude, O Menino e O Mundo, One Piece, Transformação Audiovisual

Resumo

O artigo propõe uma análise da importância do cinema e do audiovisual como ferramentas de resistência e empoderamento na educação, focando nas infâncias e adolescências subalternizadas. Busca-se compreender como narrativas não ocidentais com protagonismo marginal podem promover ideais comunitários e incentivar a tomada de voz contra a narrativa oficial, mesmo em um contexto capitalista. Por meio das metodologias de revisão bibliográfica, análise fílmica e observação participante, avalia-se a relação entre ensino, audiovisual, juventude, empoderamento e transformação social. Considerando que os jovens podem absorver conteúdos de maneira crítica e agir conforme aprendem e refletem através deles, reforça-se a importância das produções audiovisuais como ferramentas educacionais libertadoras.

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Biografia do Autor

Paulo Cesar Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (Português-Inglês), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), onde também concluiu o mestrado (1993) e o doutorado (2001) em Letras (Ciência da Literatura - Poética). Pós-doutor (2016) na Universidade Federal Fluminense, com estágio sob a supervisão da profa. dra. Lucia Helena. Pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a supervisão da profa. dra. Daniela Birman (2020-2021). É bolsista do Prociência UERJ/FAPERJ desde agosto de 2014. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq desde março de 2019. Membro do projeto de extensão Labletras (FFP/UERJ) desde 2020.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Andrade da Silva, T., & Silva de Oliveira, P. C. (2024). O PODER TRANSFORMADOR INFANTO-JUVENIL: O USO DO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FORÇA DE AÇÃO: THE USE OF AUDIOVISUAL MEDIA IN THE EDUCATION OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH CAPACITY FOR ACTION. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64522

Edição

Seção

Dossiê Temático