O PODER TRANSFORMADOR INFANTO-JUVENIL: O USO DO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FORÇA DE AÇÃO
THE USE OF AUDIOVISUAL MEDIA IN THE EDUCATION OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH CAPACITY FOR ACTION
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64522Palavras-chave:
Educação Cultural, Juventude, O Menino e O Mundo, One Piece, Transformação AudiovisualResumo
O artigo propõe uma análise da importância do cinema e do audiovisual como ferramentas de resistência e empoderamento na educação, focando nas infâncias e adolescências subalternizadas. Busca-se compreender como narrativas não ocidentais com protagonismo marginal podem promover ideais comunitários e incentivar a tomada de voz contra a narrativa oficial, mesmo em um contexto capitalista. Por meio das metodologias de revisão bibliográfica, análise fílmica e observação participante, avalia-se a relação entre ensino, audiovisual, juventude, empoderamento e transformação social. Considerando que os jovens podem absorver conteúdos de maneira crítica e agir conforme aprendem e refletem através deles, reforça-se a importância das produções audiovisuais como ferramentas educacionais libertadoras.
Downloads
Referências
BERNARDINO, Michelle; ROSO, Adriane; VILLAR, Ariany. Memória coletiva e mitos legitimadores – a confrontação dos subalternos na busca de novas formas de saber e viver. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2022.
BRAGA, João Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. E-compós, Brasília, DF, v. 14, n. 1, p. 1-33, jan./abr. 2011.
DUSSEL, Enrique. 1492: O encobrimento do Outro (A origem do "mito da Modernidade"). Petrópolis: Vozes, 1993.
ESPAÇO FILMES. Facebook Espaço Filmes. Disponível em https://www.facebook.com/espacofilmes.
ESPAÇO FILMES. Instagram Espaço Filmes. Disponível em https://www.instagram.com/espacofilmes.
FERNANDES, Nelson da Nóbrega. O rapto ideológico da categoria subúrbio: Rio de Janeiro 1858-1945. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.
FERREIRAZ, Octávio. Mangá de One Piece registra recorde mundial no Guinness Book. Disponível em https://br.ign.com/one-piece-2/101001/news/manga-de-one-piece-registra-recorde-mundial-no-guinness-book.
FRANÇA, Vera & SIMÕES, Paula. Curso Básico de Teorias da Comunicação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 23ª. Reimpressão. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Brasília: Revista Sociedade e Estado – Volume 31, 2016.
JULLIER, Laurent. L'analyse de séquences. Paris: Nathan, 2002.
LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
MAFFESOLI, Michel. Ecosofia: uma ecologia para nosso tempo. São Paulo: SESC, 2021.
MATA, Inocência. Estudos pós-coloniais: desconstruindo genealogias eurocêntricas. Civitas, v.14, n, 1, Porto Alegre, p. 27-42, jan.-abr. 2014.
MATTELART, Armand & MATTELART, Michèle. História das Teorias da Comunicação. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018.
O MENINO e o Mundo. Direção: Alê Abreu. Produção de Fernanda Carvalho e Tita Tessler. Brasil: Filmes de Papel, 2014.
ONE PIECE, Japão: Toei Animation, 1999.
PAES, D. N. G. Olhar Ativo: o caso Cineduc - cinema e educação. In: 8o Encontro Internacional de arte e tecnologia, 2009, Brasília. 8o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2009.
PARIS FILMES. Facebook Paris Filmes. Disponível em https://www.facebook.com/ParisFilmesBR.
PARIS FILMES. Instagram Paris Filmes. Disponível em https://www.instagram.com/parisfilmes.
R7. Animação brasileira "O Menino e o Mundo" ganha prêmio de melhor filme estrangeiro no Annie Awards. Disponível em https://entretenimento.r7.com/musica/animacao-brasileira-o-menino-e-o-mundo-ganha-premio-de-melhor-filme-estrangeiro-no-annie-awards-05102019/.
SANTOS, Milton. Lugar e valor do indivíduo. In: SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2007 [1987].
SIMAS, Luiz Antonio. O Corpo Encantado das Ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
SIQUEIRA, R. M. Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 16, n. 2, p. 177–200, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tainá Andrade da Silva, Paulo Cesar Silva de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).