INTERFACES DE (IN) JUSTIÇA E RECONHECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE CRISE

INTERFACES OF (IN) JUSTICE AND RECOGNITION OF EARLY CHILDHOOD TEACHERS IN TIMES OF CRISIS

Autores

  • Erika Leite Cardoso UFPel - Universidade Federal de Pelotas
  • Maiane Liana Hatschbach Ourique UFPel - Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64531

Palavras-chave:

Educação Infantil. Pandemia. Trabalho Docente., Early Child Education. Pandemic. Teaching work.

Resumo

O momento de crise ocasionado pela pandemia de Covid-19 demandou uma readequação do trabalho docente. A pesquisa teve o objetivo de identificar quais processos de invisibilização são retratados por professoras das infâncias, discutindo o modo com que o não reconhecimento e a ausência de justiça social se expressam como fonte geradora de indiferença e sofrimento. Orientamo-no pelo seguinte questionamento: em que medida as demandas de trabalho das professoras de Educação Infantil durante o período pandêmico geraram sofrimento e alocaram as docentes à categoria dos destituídos do direito a ter suas vidas preservadas? O artigo repercute a precarização do trabalho docente enquanto uma violação da relação pedagógica, que atingiu as subjetividades de professoras, reforçando um quadro social patológico.

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Biografia do Autor

Erika Leite Cardoso, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Pedagoga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma/UFPel/CNPq). Email: erikaaleitee@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-0888-423X.

Maiane Liana Hatschbach Ourique, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma/UFPel/CNPq). Email: maianeho@yahoo.com.br. ORCID:https://orcid.org/0000-0002-5042-3648.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

Leite Cardoso, E., & Hatschbach Ourique, M. L. (2024). INTERFACES DE (IN) JUSTIÇA E RECONHECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE CRISE: INTERFACES OF (IN) JUSTICE AND RECOGNITION OF EARLY CHILDHOOD TEACHERS IN TIMES OF CRISIS. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64531

Edição

Seção

Experiências Instituintes