MULTITERRITORIALIDADE E ETNOMÉTODOS NA JORNADA DOS/AS ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT)

MULTITERRITORIALITY AND ETHNOMETHODS IN THE JOURNEY OF STUDENTS FROM LOWER SOCIOECONOMIC BACKGROUNDS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF NORTHERN TOCANTINS

Autores

  • Gabriel Queiroz Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Autor
  • Plábio Marcos Martins Desidério Autor
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/tx4z8269

Palavras-chave:

Multiterritorialidade, Etnometodologia, Universidade pública

Resumo

O artigo explora a relação entre os conceitos de multiterritorialidade e etnométodos nas trajetórias de estudantes de camadas populares que ingressam na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A partir de uma abordagem qualitativa e princípios da etnometologia, o estudo investiga como esses/as estudantes navegam por múltiplos territórios – físicos e simbólicos – ao longo de sua jornada acadêmica. O texto destaca as estratégias cotidianas que eles/as desenvolvem para superar desafios e garantir sucesso acadêmico. As narrativas coletadas revelam a importância das redes de apoio e da construção de novos territórios de pertencimento dentro do contexto universitário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CARNEIRO, Ava da Silva Carvalho; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Estudantes de origem popular e afiliação institucional. In: SANTOS, Giorgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 53-69.

COULON, Alain A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008.

COULON, Alain. Etnometodologia e pesquisa qualitativa em saúde: observar, ouvir, descrever. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 28, n. 56, p. 33-43. 2019.

COULON, Alain. A etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização. Dos territórios à Multiterritorialidade., RJ, Bertrand Brasil, 2004.

OLIVEIRA, Clarissa Tochedo; WILES, Jamille Mateus; CHECHI, Pascale Fiorin; DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 239, 2014.

Downloads

Publicado

2025-11-20

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

MULTITERRITORIALIDADE E ETNOMÉTODOS NA JORNADA DOS/AS ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT): MULTITERRITORIALITY AND ETHNOMETHODS IN THE JOURNEY OF STUDENTS FROM LOWER SOCIOECONOMIC BACKGROUNDS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF NORTHERN TOCANTINS. (2025). RevistAleph, 1(43). https://doi.org/10.22409/tx4z8269