MULTITERRITORIALIDADE E ETNOMÉTODOS NA JORNADA DOS/AS ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT)
MULTITERRITORIALITY AND ETHNOMETHODS IN THE JOURNEY OF STUDENTS FROM LOWER SOCIOECONOMIC BACKGROUNDS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF NORTHERN TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tx4z8269Palavras-chave:
Multiterritorialidade, Etnometodologia, Universidade públicaResumo
O artigo explora a relação entre os conceitos de multiterritorialidade e etnométodos nas trajetórias de estudantes de camadas populares que ingressam na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A partir de uma abordagem qualitativa e princípios da etnometologia, o estudo investiga como esses/as estudantes navegam por múltiplos territórios – físicos e simbólicos – ao longo de sua jornada acadêmica. O texto destaca as estratégias cotidianas que eles/as desenvolvem para superar desafios e garantir sucesso acadêmico. As narrativas coletadas revelam a importância das redes de apoio e da construção de novos territórios de pertencimento dentro do contexto universitário.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Ava da Silva Carvalho; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Estudantes de origem popular e afiliação institucional. In: SANTOS, Giorgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 53-69.
COULON, Alain A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008.
COULON, Alain. Etnometodologia e pesquisa qualitativa em saúde: observar, ouvir, descrever. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 28, n. 56, p. 33-43. 2019.
COULON, Alain. A etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização. Dos territórios à Multiterritorialidade., RJ, Bertrand Brasil, 2004.
OLIVEIRA, Clarissa Tochedo; WILES, Jamille Mateus; CHECHI, Pascale Fiorin; DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 239, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriel Queiroz, Plábio Marcos Martins Desidério, Rosária Helena Ruiz Nakashima (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




