RAP, MÚSICA E VOZ DA EMANCIPAÇÃO SOCIAL

RAP, MUSIC AND THE VOICE OF SOCIAL EMANCIPATION

Autores

  • Miguel Lombas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gustavo Henrique Ruckert Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64595

Palavras-chave:

música rap, emancipação, MCK

Resumo

O presente artigo reflete sobre o movimentos hip-hop mais precisamente a música rap na voz do rapper, jurista e filosofo angolano MCK, como uma ferramenta discursiva de resistência, de emancipação e de despertar de consciência por dar voz e protagonismos a grupos socialmente excluídos por estarem a margem da sociedade e atrelados ao mundo do crime, das drogas e da prostituição. A partir das composições do rapper MCK, procuramos descrever o mestre cerimonia - emceein/MC como o porta voz da sua comunidade ao defender um ponto de vista claro, tem consciência de seu papel político e luta pelo direito de narrar a história coletiva em nome próprio e, ao atuar como importantes voz de emancipação, de despertar de consciência e de resistência. Para discutir sobre as formas de pensar a emancipação social no rap e voz do rapper angolano MCK, partimos do pressuposto de a música além de entreter, ela serve também para educar, reeducar, socializar e despertar consciência da população e, que o rap é dispositivo mobilizador de discursos de emancipação e resistência que caracterizam e fomentam o combate as segregações sociais, o racismo, o machismo, a violência social, o sexismo, a desigualdade social entre outras formas preconceituosas e discriminatórias que as pessoas que envolvidas no crime, na criminalidade, na prostituição, nas lutas de gangues têm sido vítimas pela sociedade.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Ruckert, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Estudos de Literatura, com ênfase em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Professor Adjunto de Literaturas em Língua Portuguesa na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com atuação na linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Poder. Vice-presidente eleito da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC), gestão 2020-2022.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Lombas, M., & Ruckert, G. H. (2024). RAP, MÚSICA E VOZ DA EMANCIPAÇÃO SOCIAL: RAP, MUSIC AND THE VOICE OF SOCIAL EMANCIPATION. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64595

Edição

Seção

Dossiê Temático