RAP, MÚSICA E VOZ DA EMANCIPAÇÃO SOCIAL
RAP, MUSIC AND THE VOICE OF SOCIAL EMANCIPATION
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64595Palavras-chave:
música rap, emancipação, MCKResumo
O presente artigo reflete sobre o movimentos hip-hop mais precisamente a música rap na voz do rapper, jurista e filosofo angolano MCK, como uma ferramenta discursiva de resistência, de emancipação e de despertar de consciência por dar voz e protagonismos a grupos socialmente excluídos por estarem a margem da sociedade e atrelados ao mundo do crime, das drogas e da prostituição. A partir das composições do rapper MCK, procuramos descrever o mestre cerimonia - emceein/MC como o porta voz da sua comunidade ao defender um ponto de vista claro, tem consciência de seu papel político e luta pelo direito de narrar a história coletiva em nome próprio e, ao atuar como importantes voz de emancipação, de despertar de consciência e de resistência. Para discutir sobre as formas de pensar a emancipação social no rap e voz do rapper angolano MCK, partimos do pressuposto de a música além de entreter, ela serve também para educar, reeducar, socializar e despertar consciência da população e, que o rap é dispositivo mobilizador de discursos de emancipação e resistência que caracterizam e fomentam o combate as segregações sociais, o racismo, o machismo, a violência social, o sexismo, a desigualdade social entre outras formas preconceituosas e discriminatórias que as pessoas que envolvidas no crime, na criminalidade, na prostituição, nas lutas de gangues têm sido vítimas pela sociedade.
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