ACESSIBILIDADE DIGITAL E INCLUSÃO: O QUE PODEMOS APRENDER COM A ÉTICA HACKER?

DIGITAL ACCESSIBILITY AND INCLUSION: WHAT CAN WE LEARN FROMHACKER ETHICS?

Autores

  • Maria Paula Gonzaga Magalhães Universidade Federal Fluminense Autor
  • Dagmar Mello e Silva Universidade Federal Fluminense Autor
  • Helen Pereira Ferreira Universidade Federal Fluminense Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/brm66a10

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Acessibilidade, Ética hacker

Resumo

O presente trabalho visa trazer algumas reflexões iniciais de uma pesquisa de Mestrado em andamento, articulada a uma pesquisa de pós-doutorado sobre Multiletramentos e Cultura visual em espaços escolares, desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal Fluminense e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste estudo, procuramos problematizar a acessibilidade e a inclusão em espaços/tempos das redes sociais digitais. Deste modo, abordamos os princípios filosóficos da “ética hacker” para pensarmos uma educação mais colaborativa, coletiva e compartilhada, apoiada em fundamentos que defendem o livre acesso à internet e ao conjunto de tecnologias que constituem a Cultura Digital. Essa pesquisa tem como percurso metodológico a pesquisa-intervenção pelo método cartográfico, a fim de acompanha os processos de reterritorialização de estudantes do ensino fundamental, em espaços virtuais. Assim, o foco neste artigo, é a abordagem teórica, de modo a consolidar os fundamentos conceituais necessários para a compreensão dos temas da pesquisa. 

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Publicado

2025-11-20

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

ACESSIBILIDADE DIGITAL E INCLUSÃO: O QUE PODEMOS APRENDER COM A ÉTICA HACKER? DIGITAL ACCESSIBILITY AND INCLUSION: WHAT CAN WE LEARN FROMHACKER ETHICS?. (2025). RevistAleph, 1(43). https://doi.org/10.22409/brm66a10