UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO

Authors

  • Anelice Astrid Ribetto
  • Luma Balbi de Figueredo e Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39195

Keywords:

Surdez, histórias escolares, diferença, alteridade,

Abstract

Este ensaio tem como objetivo central dar a ver e enunciar as tensões
entre Histórias e Políticas da Educação de Surdos e as histórias escolares
de quatro jovens surdos em Rio Bonito. Trabalhamos em diálogo com o
método deleuzeguatarriano de cartografia e produzimos um
deslocamento do conceito de literatura menor para a noção de história
menor. A "história menor" é aqui entendida como um dispositivo
instituinte que nos ajuda a pensar as trajetórias escolares das pessoas
surdas como micropolíticas de resistência às formas que majoritariamente
vêm sendo inventadas e, em decorrência destas invenções, produzindo
efeitos de exclusão escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-08-17

How to Cite

Ribetto, A. A., & e Cordeiro, L. B. de F. (2017). UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39195

Issue

Section

Pulsações e Questões Contemporâneas