UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Anelice Astrid Ribetto
  • Luma Balbi de Figueredo e Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39195

Palabras clave:

Surdez, histórias escolares, diferença, alteridade,

Resumen

Este ensaio tem como objetivo central dar a ver e enunciar as tensões
entre Histórias e Políticas da Educação de Surdos e as histórias escolares
de quatro jovens surdos em Rio Bonito. Trabalhamos em diálogo com o
método deleuzeguatarriano de cartografia e produzimos um
deslocamento do conceito de literatura menor para a noção de história
menor. A "história menor" é aqui entendida como um dispositivo
instituinte que nos ajuda a pensar as trajetórias escolares das pessoas
surdas como micropolíticas de resistência às formas que majoritariamente
vêm sendo inventadas e, em decorrência destas invenções, produzindo
efeitos de exclusão escolar.

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Publicado

2017-08-17

Cómo citar

Ribetto, A. A., & e Cordeiro, L. B. de F. (2017). UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39195

Número

Sección

Pulsações e Questões Contemporâneas