RECONHECENDO OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PESQUISA SOBRE EVASÃO E RETORNO À ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39311Keywords:
Ensino, EJA, DiversidadeAbstract
A educação de jovens e adultos (EJA) tem apresentado índices relativamente elevados de fracasso escolar. Conhecer os sujeitos da EJA é fundamental para adequar o planejamento do ensino à sua realidade, prevenindo as causas da evasão intrínsecas à escola. O presente artigo diz respeito aos motivos de abandono e retorno à escola coletados por meio de questionário respondido por alunos de quatro turmas de um colégio estadual em Niterói-RJ. As respostas foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa revelando que a principal causa de afastamento e de retorno aos estudos, entre os alunos, é a necessidade de trabalhar e entre as alunas se destacam as questões familiares. Esse estudo faz parte de dissertação do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.
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