PROFESSORA OUVINTE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DIÁLOGOS SOBRE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45808

Palavras-chave:

Educação, Cultura, Educação Inclusiva, Experiências Instituintes, Formação do Professor, Infância

Resumo

O objetivo desse trabalho é destacar a importância da construção de materiais didáticos para a educação infantil que favoreçam a experiência visual das crianças surdas, através de objetos que agucem a curiosidade na medida em que se relacionam às revistas, narrativas, aos livros e brincadeiras cantadas, presentes no contexto infantil. Partimos da premissa que a linguagem não é um produto acabado, mas que está em permanente processo de produção e é possível percebê-la nas mais diversas formas de comunicação e expressão. A metodologia escolhida foi a análise de materiais construídos, contextualizando-os com as propostas de leitura e jogos corporais. Os resultados apontam para uma maior comunicação quando os materiais expressam autoria e permitem que as crianças se identifiquem com o processo de produção.

Palavras-chaves: educação infantil, língua de sinais, leitura compartilhada, brincadeira

                                             

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Biografia do Autor

  • Claudia Pimentel, Instituto Nacional de Surdos

    Pedagoga, com mestrado e doutorado em educação (PUC-Rio e UFRJ). Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

  • Keissy Sibelly Morais Limite, Instituto Nacional de Surdos

    Pedagoga. Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue (PPGEB-INES)

  • Vivian Buenaga, Instituto Nacional de Surdos
    Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue (PPGEB-INES)

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

PROFESSORA OUVINTE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DIÁLOGOS SOBRE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2021). RevistAleph, 35. https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45808