PROFESSORA OUVINTE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DIÁLOGOS SOBRE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45808

Mots-clés:

Educação, Cultura, Educação Inclusiva, Experiências Instituintes, Formação do Professor, Infância

Résumé

O objetivo desse trabalho é destacar a importância da construção de materiais didáticos para a educação infantil que favoreçam a experiência visual das crianças surdas, através de objetos que agucem a curiosidade na medida em que se relacionam às revistas, narrativas, aos livros e brincadeiras cantadas, presentes no contexto infantil. Partimos da premissa que a linguagem não é um produto acabado, mas que está em permanente processo de produção e é possível percebê-la nas mais diversas formas de comunicação e expressão. A metodologia escolhida foi a análise de materiais construídos, contextualizando-os com as propostas de leitura e jogos corporais. Os resultados apontam para uma maior comunicação quando os materiais expressam autoria e permitem que as crianças se identifiquem com o processo de produção.

Palavras-chaves: educação infantil, língua de sinais, leitura compartilhada, brincadeira

                                             

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Bibliographies de l'auteur

Claudia Pimentel, Instituto Nacional de Surdos

Pedagoga, com mestrado e doutorado em educação (PUC-Rio e UFRJ). Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Keissy Sibelly Morais Limite, Instituto Nacional de Surdos

Pedagoga. Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue (PPGEB-INES)

Vivian Buenaga, Instituto Nacional de Surdos

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue (PPGEB-INES)

Références

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Publiée

2021-04-02