CARTOGRAFIA AFETIVA DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR: PENSANDO EM ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO

Authors

  • Beatriz Paz SME-RJ/NIAP
  • Marina Bueno SME

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49586

Keywords:

Pandemia, Cartografia, Educação, Pandemia Covid 19 –

Abstract

Abstract: The Covid-19 pandemic imposed, in a global context, a series of dificulties, such as: mourning, fear, economic difficulties, anguish, lethargy, impotence, uncertainties about the future, among others. This context generates the demand for strategies and interventions in the psychosocial care and protection field, in order to try to mitigate the effects of the health crisis. This article intends to bring to the debate the Affective Cartography as a research and intervention method, based on a certain way of looking at, listening to and acting with (or intervening on) what goes through in each individual as well as with his encounter with others. Our perspective is that this method may contribute to the criation of collaborative care in the educational field in the context of the Covid-19 pandemic.

Keys words: Pandemic. Cartography. Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marina Bueno, SME

Assistente social concursada da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Doutora pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana/ PPFH-UERJ (2016), mestre (2009) e graduada (2005) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

References

BRASÍLIA. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19 - recomendação para gestores. Fiocruz, 2020a. Disponível em:

https://efg.brasilia.fiocruz.br/ava/pluginfile.php/73432/mod_resource/content/6/cartilha_gestores.pdf

________________. Recomendações Gerais. Fiocruz 2020b. Disponível em:

https://efg.brasilia.fiocruz.br/ava/pluginfile.php/73427/mod_resource/content/3/cartilha_recomenda%C3%A7%C3%B5es_gerais.pdf

FISCHER, Rosa M. B. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? In: FISCHER, Rosa M.B. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica Editora,

p. 99-112.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, Graal, 2004.

_____________. Ditos e Escritos IV: Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro, Editora

Forense Universitária, 2003.

IASC, Comitê Permanente Interagências. Diretrizes do IASC sobre saúde mental e apoio psicossocial em emergências humanitárias. Tradução de Márcio Gagliato. Genebra: IASC, 2007.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓCIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

RIO DE JANEIRO. Decreto nº 47.247 de 13 de março de 2020. Estabelece conjunto de ações necessárias à redução do contágio pelo COVID-19 - Coronavírus, e dá outras providências.

_________________. Decreto nº 47.488 de 02 de junho de 2020. Institui o Comitê Estratégico para desenvolvimento, aprimoramento, e acompanhamento do Plano de Retomada, em decorrência dos impactos da pandemia da COVID-19, e dá outras providências. Anexo II

_________________. Protocolo Sanitário de Prevenção à Covid-19 para as Unidades Escolares e Creches integrantes do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/12394584/4312613/ProtocoloSanitarioSME2021Versao1.2.pdf

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: Transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

SPINOZA, B. Ética. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Published

2021-11-18

How to Cite

Paz, B., & Bueno, M. (2021). CARTOGRAFIA AFETIVA DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR: PENSANDO EM ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO. RevistAleph, (36). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49586