O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50567Keywords:
Ensino remoto. Pandemia. COVID-19. InternetAbstract
In a complex world context of a great health crisis, where COVID-19 has claimed thousands of lives worldwide, confinement was an important measure to combat the spread of contagion by the coronavirus. The confinement imposed the closure of the University of Cape Verde, among other sectors. The latter had to opt for remote education in order to guarantee the continuity of teaching activities. The Moodle platform that was used, essentially, for distance learning started to be used in all courses. Zoom, Microsoft teams, and google meet, which until then were practically unknown in the context of teaching-learning, have become essential tools in enabling the continuity of teaching activities, although not without constraints.
Downloads
References
LIMA, Mário; NETO, Adilson Barbosa. Plano de contingência COVID-19 – Balanço I. (inédito). Praia: Universidade de Cabo Verde, 2020.
RIBEIRO, Sheilla. Jornal Expresso das ilhas. Paria, 5 abr. 2002, p. 1-2. Disponível em: https://expressodasilhas.cv/pais/2020/04/05/a-vigorar-desde-o-dia-29-de-marco-a-17-de-abril-presidente-da-republica-decreta-estado-de-emergencia/68778.
CABO VERDE. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.minsaude.gov.cv/index.php/rss-noticias/1250-covid-19-confirmada-a-primeira-morte-por-coronavirus-em-cabo-verde.
NASCIMENTO, Judite. et al. Plano de contingência COVID-19. (inédito). Praia: Universidade de Cabo Verde, 2020. Disponível em: https://unicv.edu.cv/universidade.
SANTOS, Júlio César Furtado. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. 1ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SILVA, Mozart Linhares da. A urgência do tempo: novas tecnologias e educação contemporânea. In: ____ (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Aleida Patrícia Monteiro Furtado
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).