O DILEMAS DAS REDES E A MODULAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DOS USUÁRIOS: O QUE ISSO TEM A VER COM OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM?

Acessível para ledores digitais

Authors

  • Denize de Aguiar Xavier Sepúlveda UERJ / FFP
  • Yuri de Aguiar Xavier Sepulveda Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.50575

Keywords:

Social networks. Behaviors. Learning., Social networks, Behaviors, Learning

Abstract

This article aims to establish some analyzes on the documentary “The Social Dilemma” and its relationship with the modulation of users' behaviors. We developed an argument that in this relationship learning processes are established that interfere in the development of people's worldview, influencing the level of critical awareness of the subjects. As provisional considerations we indicate the importance of the role of the school with the students as a way to enable the development of their emancipation capacities, in an attempt to allow them to weave ways of coping with the situations of oppression that they are experiencing along the social networks. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denize de Aguiar Xavier Sepúlveda, UERJ / FFP

Coordenadora Adjunta e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos (GESDI) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Sub líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira (GEPCEB) da Universidade Federal Fluminense. Bacharel e Licenciada em História. Especialista em Educação Especial pela UFF. Especialista em Psicopedagogia pela PUC - Rio. Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio. Mestre em Educação pela UFF. Doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Pós-doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Pós-doutora em Educação pela UFF.

Yuri de Aguiar Xavier Sepulveda, Universidade de Lisboa

Doutorando em Estudos Culturais na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Estudos Cinematrográficos na Universidade Lusófana de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

References

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Dialética negativa. Tradução de M. A. Casanova. Revisão de E. S. Neves Silva. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BESSAS, Alex. Índice de suicídio entre adolescentes cresce 24% em nove anos. Disponível em: https://www.otempo.com.br/interessa/indice-de-suicidio-entre-adolescentes-cresce-24-em-nove-anos-1.2173731. 2019. Acesso em: 10/10/2020.

COSTA, Ana Kerlly Souza da. Hipersexualizaçao frente ao empoderamento: a objetificação do corpo feminino evidenciada. Disponível em: https://7seminario.furg.br/images/arquivo/338.pdf. Acesso em: Acesso em: 10/10/2020.

CUNHA, Marcus Vinicius. A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais. Cadernos Espinosanos. São Paulo, vol. 4, n. 2, jul./dez. 1988.

FARMACÊUTICO DIGITAL. “O que é quarentena? O que é isolamento?” Disponível em: https://farmaceuticodigital.com/2020/03/o-que-e-quarentena.html. Acesso em: 14/10/2020).

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1981.

SKINNER, Burrhus Frederic. O mito da liberdade. Rio de Janeiro: Bloch, 1973.

KLEIN, Naomi. A doutrina do choque. São Paulo: SmartBook, 2009.

LUKÁCS, Gyõrgy. Para uma ontologia do ser social. V. 2, Boitempo: São Paulo, 2014.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. “O que é Covid-19”. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger. Acesso em: 14/10/2020.

UNICEF. Cyberbullying: o que é e como pará-lo – 10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo. Acesso em: 09/10/2020.

POLITIZE. Violência doméstica no Brasil: desafios do isolamento. Disponível em:

https://www.politize.com.br/violencia-domestica-no-brasil/ . Acesso em: 11/10/2020.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Programa de Pós-Graduação em Educação. 351 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

SEPÚLVEDA, Denize. Avaliação, formação do/a professor/a e fracasso escolar: uma relação de complexidade presente no cotidiano da escola. Programa de Pós-Graduação em Educação. 156 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.

SODRÉ, Muniz. O globalismo como neobarbárie. In: MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2004.

TANZI, Alexandre. Suicídio aumenta entre adolescentes e jovens nos EUA. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2019/10/17/suicidio-aumenta-entre-adolescens-e-jovens-nos-eua.htm. Acesso em: 10/10/2020.

ZUBOFF, Shoshana. Facebook, Google e uma era das trevas do capitalismo de vigilância. 25 de Janeiro de 2019. Disponível em: https://www.ft.com/content/7fafec06-1ea2-11e9-b126-46fc3ad87c65. Acesso em: 25/04/2021.

Published

2021-11-18

How to Cite

de Aguiar Xavier Sepúlveda, D., & de Aguiar Xavier Sepulveda, Y. . (2021). O DILEMAS DAS REDES E A MODULAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DOS USUÁRIOS: O QUE ISSO TEM A VER COM OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM? Acessível para ledores digitais. RevistAleph, (36). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.50575