O DILEMAS DAS REDES E A MODULAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DOS USUÁRIOS: O QUE ISSO TEM A VER COM OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM?

Acessível para ledores digitais

Autori

  • Denize de Aguiar Xavier Sepúlveda UERJ / FFP
  • Yuri de Aguiar Xavier Sepulveda Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.50575

Parole chiave:

Comportamentos, Aprendizagem, Redes sociais

Abstract

Esse artigo tem por finalidade estabelecer algumas análises sobre o documentário “O Dilema das Redes” e sua relação com as modulações dos comportamentos dos usuários da internet. Defendemos que nesta  relação se estabelecem processos de aprendizagens que interferem nas visões de mundo das pessoas, influenciando a conscientização crítica dos sujeitos. Nossas considerações provisórias apontam para  a importância do papel da escola junto axs estudantes como forma de criar espaços de emancipação, para que possam tecer maneiras de enfrentamentos  diante de situações opressoras vivenciadas por jovens em redes sociais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Denize de Aguiar Xavier Sepúlveda, UERJ / FFP

Coordenadora Adjunta e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos (GESDI) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Sub líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira (GEPCEB) da Universidade Federal Fluminense. Bacharel e Licenciada em História. Especialista em Educação Especial pela UFF. Especialista em Psicopedagogia pela PUC - Rio. Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio. Mestre em Educação pela UFF. Doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Pós-doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Pós-doutora em Educação pela UFF.

Yuri de Aguiar Xavier Sepulveda, Universidade de Lisboa

Doutorando em Estudos Culturais na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Estudos Cinematrográficos na Universidade Lusófana de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Riferimenti bibliografici

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Dialética negativa. Tradução de M. A. Casanova. Revisão de E. S. Neves Silva. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BESSAS, Alex. Índice de suicídio entre adolescentes cresce 24% em nove anos. Disponível em: https://www.otempo.com.br/interessa/indice-de-suicidio-entre-adolescentes-cresce-24-em-nove-anos-1.2173731. 2019. Acesso em: 10/10/2020.

COSTA, Ana Kerlly Souza da. Hipersexualizaçao frente ao empoderamento: a objetificação do corpo feminino evidenciada. Disponível em: https://7seminario.furg.br/images/arquivo/338.pdf. Acesso em: Acesso em: 10/10/2020.

CUNHA, Marcus Vinicius. A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais. Cadernos Espinosanos. São Paulo, vol. 4, n. 2, jul./dez. 1988.

FARMACÊUTICO DIGITAL. “O que é quarentena? O que é isolamento?” Disponível em: https://farmaceuticodigital.com/2020/03/o-que-e-quarentena.html. Acesso em: 14/10/2020).

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1981.

SKINNER, Burrhus Frederic. O mito da liberdade. Rio de Janeiro: Bloch, 1973.

KLEIN, Naomi. A doutrina do choque. São Paulo: SmartBook, 2009.

LUKÁCS, Gyõrgy. Para uma ontologia do ser social. V. 2, Boitempo: São Paulo, 2014.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. “O que é Covid-19”. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger. Acesso em: 14/10/2020.

UNICEF. Cyberbullying: o que é e como pará-lo – 10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo. Acesso em: 09/10/2020.

POLITIZE. Violência doméstica no Brasil: desafios do isolamento. Disponível em:

https://www.politize.com.br/violencia-domestica-no-brasil/ . Acesso em: 11/10/2020.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Programa de Pós-Graduação em Educação. 351 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

SEPÚLVEDA, Denize. Avaliação, formação do/a professor/a e fracasso escolar: uma relação de complexidade presente no cotidiano da escola. Programa de Pós-Graduação em Educação. 156 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.

SODRÉ, Muniz. O globalismo como neobarbárie. In: MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2004.

TANZI, Alexandre. Suicídio aumenta entre adolescentes e jovens nos EUA. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2019/10/17/suicidio-aumenta-entre-adolescens-e-jovens-nos-eua.htm. Acesso em: 10/10/2020.

ZUBOFF, Shoshana. Facebook, Google e uma era das trevas do capitalismo de vigilância. 25 de Janeiro de 2019. Disponível em: https://www.ft.com/content/7fafec06-1ea2-11e9-b126-46fc3ad87c65. Acesso em: 25/04/2021.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-11-18

Come citare

de Aguiar Xavier Sepúlveda, D., & de Aguiar Xavier Sepulveda, Y. . (2021). O DILEMAS DAS REDES E A MODULAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DOS USUÁRIOS: O QUE ISSO TEM A VER COM OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM? Acessível para ledores digitais. RevistAleph, (36). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.50575