RELAÇÕES ENTRE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • ÉRIKA KOHLE UNESP - MARÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.56349

Keywords:

EDUCAÇÃO, NEOLIBERALISMO, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES

Abstract

This statement analyses the relationship between the evaluation of basic education and the devaluation of teachers in neoliberal society. To achieve the aforementioned objective, the technical procedures of theoretical research were used: the study of the bibliography, in order to gather the necessary information for analysis, systematization and elaboration of conclusions about the object of study. After analysing the multiple determinations of the theme in focus, it is concluded that schools have to be conceptualized as a heritage for the elaboration of culture and science by nations, and as an environment conducive to the experience of democratic relations, for that they have to be planned with your teachers, students and not against them.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

ÉRIKA KOHLE, UNESP - MARÍLIA

Pesquisadora vinculada ao Programa de Estágio de Pós-Doutorado da Fundação Carlos Chagas na linha de pesquisa - Educação e Infância: políticas e práticas. Diretora de Escola de Educação Infantil do Município de Marília, professora da Educação Básica II, Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Marília-2022), (Marília-2016), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília -2014), licenciada em Letras PORTUGUÊS/ALEMÃO pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis- 2002) e em Letras PORTUGUÊS/INGLÊS pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012). Participa desde 2011 do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação, desde 2015 do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e desde 2019 do Grupo de Pesquisa Especificidades da Docência na Educação Infantil, todos pertencentes ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.

References

Referências

ARELARO, L. Avaliação das políticas de educação infantil no Brasil: avanços e retrocessos. Zero-a-Seis, v. 19, n. 36, p. 206-222, 2017.

BAUER, A.; PIMENTA, C.; HORTA NETO, J. L.; SOUZA, S. Z. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p. 326-352, maio/ago. 2015.

BERTAGNA, R.; BORGHI, R. Sistemas de avaliação dos estados no Brasil: avanços do gerencialismo na educação básica. Revista Teias, v. 19, n. 54, p. 48-62, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acesso em 10 de mar. 2023.

CARDOSO, N. S.; MENDONÇA, S. M. L.; MARCATO, F. S.B. O Forpibid-rp como espaço de exercício político na formação de professoras e professores. In: In: MENDONÇA, S. G. L. ... [et al.] (orgs). (De)formação na escola: desvios e desafios – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020, pp. 51-74.

CLARINDO, C. B. S. Atividade de estudo como fundamento do Desenvolvimento do pensamento teórico de crianças em idade escolar inicial. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC - UNESP - Campus de Marília. Marília. 2015.

COSTA, A. C. O professor sob os auspícios da lei: o perfil requerido ao professor da rede estadual paulista, as tarefas e as condições laborais. In: ALMEIDA, L. C.; LAPLANE, A. L. F.; PAIXÃO, A. H. (Orgs.). V SEB Mudanças atuais na sociedade brasileira e o sistema nacional de educação: qualidade da educação pública como direito humano. 1ed.Campinas: Cia do E book, 2016, v. 1, p. 491-506.

COSTA, A. C.; RESSINETI, T. R. A educação do cidadão no Estado democrático de direito neoliberal. Cadernos de Direito, v. 13, p. 157-180, 2013.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psiquico: investigación psicológica teórica experimental. Editorial Progeso. Moscou. 1988.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

EVANGELISTA, O.; SHIROMA, E. O. Educação para o alívio da pobreza: novo tópico da agenda global. Revista de Educação PUC Campinas, n, 20, p. 43-54, 2006.

FELIPE, F. A.; SILVA, D. S; COSTA, A. C. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio (Rio de Janeiro. Online), p. 1-21, 2021.

FREITAS, H. C. L. BNC da Formação: desafios atuais frente à precarização da formação de profissionais da educação básica. In: MENDONÇA, S. G. L. ... [et al.] (orgs). (De)formação na escola: desvios e desafios – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020, pp. 95 – 112.

FREITAS, L. C.A internalização da exclusão. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.80, pp. 299-325.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018. v. 1. 160p

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc. [online]. 2012, vol.33, n.119, pp. 379- 404.

FREITAS, L. C. Prefácio. In: MENDONÇA, S. G. L. ... [et al.] (orgs). (De)formação na escola: desvios e desafios – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020, pp. 7-9.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MIRANDA, F. A. de. A reforma educacional na década de 90: configuração de novos padrões para a educação básica. Educação em Foco, v. 7, n. 2, p. 191-204, Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2003. https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000100005 Acesso em 13 de mar. 2023.

PEREIRA, J.M.M. Banco Mundial, reforma dos Estados e ajuste das políticas sociais na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, 23(7):2187-2196, 2018.

SALDAÑA, P. (20 de maio de 2018). Gestão Alckmin manteve bônus a professor apesar de admitir sua ineficácia. Folha de S. Paulo. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/05/gestao-alckmin-manteve-bonus-a-professor-apesar-de-admitir-suaineficacia.html Acesso em 10 de mar. 2023.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1983

SORDI, M.; BERTAGNA, R. et all. Indicadores de qualidade social da escola pública: avançando no campo avaliativo. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, n. 66, p. 716-753, 2016.

VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, 2001.

Published

2024-05-22

How to Cite

KOHLE, ÉRIKA. (2024). RELAÇÕES ENTRE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO DE PROFESSORES. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.56349

Issue

Section

Pulsações e Questões Contemporâneas