O PAPEL DAS PRÁTICAS DOS DOCENTES DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS ESTUDANTES: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS INTEGRANDO A DIMENSÃO DAS DIFICULDADES SOCIALMENTE DIFERENCIADAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.38938Resumen
Resumo: Um número significativo de análises das práticas dos professores foi
realizado nestes últimos anos. No entanto, são raras aquelas que dão conta da
relação entre o trabalho dos professores e o trabalho dos estudantes, mais
precisamente de sua socialização cognitiva escolar, no que ela pode dificultar,
ou mesmo impedir, as aprendizagens e a construção de hábitos cognitivos e
de linguagem, necessários para que se aprenda na escola. É esse tipo de
análise que propomos aqui, uma análise que deve ser duplamente
contextualizada, ou seja, executada em função do contexto da turma e de
uma população socialmente definida, revelando as táticas dos professores
diante dos modos de fazer dominantes na escola (concepções de
aprendizagem, formato das tarefas e escolha dos materiais de apoio...).
Palavras-chave: prática docente; metodologia de pesquisa; dificuldades de
aprendizagem.
Résumé : De nombreux types d'analyse des pratiques enseignantes ont été
développés ces dernières années. Cependant, rares sont ceux qui visent à
rendre raison de la relation entre le travail des enseignants et le travail des
élèves, plus précisément leur socialisation cognitive scolaire, en ce qu'elle peut
gêner, voire empêcher, les apprentissages et la construction des habitudes
cognitives et langagières nécessaires pour apprendre à l'école. C'est ce type
d'analyse que nous proposons ici, analyse qui se doit d'être doublement
contextualisée, c'est-à-dire effectuée en fonction du contexte de la classe et de
sa population socialement définie, et qui met au jour les ajustements des
maîtres, et en fonction des modes de faire scolaires dominants (conceptions
des apprentissages, formats de tâches, choix des supports…).
Mots-clés : les pratiques des enseignants ; la méthodologie de la recherche ;
les difficultés d'apprentissage.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Elisabeth Bautier
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).