TECENDO OS FIOS DO HABITUS PROFESSORAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.38943Resumen
RESUMO: A constituição do habitus professoral em narrativas
(auto)biográficas de professores do Colégio Militar de Campo Grande é
o foco deste estudo. Compreendemos que o referido habitus somente é
possível no exercício da docência, é a síntese do ser e estar na profissão
docente (SILVA, 2003; 2005; 2009; 2010). Trata-se do modo como o
professor estabelece a sua práxis como resultado de sua socialização no
campo educativo. A metodologia envolveu entrevistas
semiestruturadas/não-diretivas. Os professores produziram um relato
(auto)biográfico com o tema: “Lembranças e vivências de Colégios
Militares na minha prática docente”. O estudo revelou um modo
peculiar de ser e estar professor nesse espaço, em especial devido aos
deslocamentos pelo território, que imprimiram marcas decorrentes das
saudades de familiares, da terra natal e intercorrências entre o
profissional e o pessoal.
Palavras-chave: habitus professoral; professor militar; migração laboral.
ABSTRACT: The constitution of professorial habitus in teachers'
(auto)biographical narratives is the focus of this study (these teachers
work in Military College of Campo Grande). We understand that that
habitus is only possible in the teaching profession, is the synthesis of
being and the teaching profession. (SILVA, 2003; 2005; 2009; 2010). This
is how the teacher establishes his practice as a result of their
socialization in the educational field.The methodology involved semistructured/
non-directive interviews. The teachers produced an
(auto)biographical report with the theme: "Military Colleges' memories
and experiences in my teaching practice". The study revealed a peculiar
way of being and acting teacher in this space, particularly due to
displacement by territory, that printed marks resulting from longing for
the family, the homeland and complications between professional and
personal aspects.
Key-words: professorial habitus; military teacher; labor migration.
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