REFLEXÕES SOBRE AFETIVIDADE E RACIONALIDADE NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA A PARTIR DE JOHN DEWEY
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39315Palabras clave:
Afetividade. Racionalidade. Educação. DeweyResumen
O objetivo deste artigo é pensar sobre a afetividade e a racionalidade na experiência educativa entre professores e estudantes. A base teórica foi a teoria pedagógica de Dewey, especialmente a obra Democracia e Educação de 1916. O método foi o exercício de pensamento. O trabalho na educação é necessariamente interpessoal, no qual se ensinam e aprendem conhecimento, valores e hábitos sociais. Professores podem ter um significativo espaço na vida dos estudantes e isto implica em responsabilidade e habilidades nas relações. Considera-se que a experiência educativa, na qual a relação entre afetividade e racionalidade é elemento central, é um dos meios para a mudança, a desconstrução e a reconstrução de conhecimento e de sentidos, ambos fundamentais em uma sociedade democrática.
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