ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UMA INTERVENÇÃO CRÍTICO- REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Giovanna Mara Ciampi Costa Barroso Mestre em Diversidade e Inclusão – CMPDI – UFF, Psicopedagoga, Professora AEE e Atendimento Pedagógico Domiciliar Prefeitura de Juiz de Fora – MG.
  • Paulo Pires de Queiroz Cientista Social e PhD em Filosofia e Humanidades. Professor e Pesquisador Adjunto do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento – SSE, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense – UFF.

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39762

Palabras clave:

Atendimento pedagógico domiciliar. Reflexividade Crítica. Docência escolar. Inclusão.

Resumen

Resumo:  A investigação objetivou organizar um minicurso crítico-reflexivo sobre o Atendimento Pedagógico Domiciliar que seja voltado a professores atuantes com alunos público-alvo da Educação Especial inclusiva num município da região da Zona da Mata de Minas Gerais. Para o alcance do objetivo, adotou-se um modelo metodológico organizado em etapas de diagnóstico, intervenção e avaliação. A organização da atividade respondeu à demanda de informar o professor da educação especial sobre a importância da inclusão e da reflexividade crítica na construção de um APD eficaz, pensado para uma escola humanística. Espera-se que este estudo possa contribuir a um lacunar estado da arte sobre uma importante, porém ainda pouco conhecida, modalidade de ensino inclusivo.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Referências

BRASIL. Decreto Lei nº 1.044/69. Brasília, 1969.

______. Lei nº 6.202/75. Brasília, 1975.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

______. Estatuto da Criança e Adolescente, 1990

______. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 20/12/1996.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC; SEESP, 2002.

______. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

______. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008ª

COVIC, A.N.; OLIVEIRA, F.A.M. O aluno gravemente enfermo. (Coleção Educação e Saúde, v. 2), São Paulo: Cortez, 2011.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Ed Nacional, 1952.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos Pedagógicos da Educação Inclusiva. In: GAIO, R.; MENEGUETTI, R.G.K. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005

______. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2.ed. São Paulo: Moderna, 2005.

NÓVOA, Antonio. Antonio Novoa: “professor se forma na escola” (Entrevista concedida a Paola Gentile em 01 de maio de 2001). Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/179/entrevista-formacao-antonio-novoa>. Acesso em: 14 mar. 2019.

PETERS, Itamara. Ebook Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar- Módulo 1 – Secretaria Especial à Distância de Formação de Professores (SEDFOR) – UFMS, 2019

PETERS, Itamara. Ebook Atendimento Educacional em Ambiente Domiciliar – Módulo 3 - Secretaria Especial à Distância de Formação de Professores (SEDFOR) – UFMS, 2019

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica: In: PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.

SALLA, Helma. O Atendimento Pedagógico Domiciliar de alunos que não podem frequentar fisicamente a escola: o caso do Distrito Federal. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas – Anápolis – Goiás 2017

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner. Nova York: Basic Books, 1983

STAINBACK, Susan; STAINBACK, Willian. Inclusão: Um guia para educadores. Porto Alegre. Artmed, 1999.

##submission.downloads##

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

Barroso, G. M. C. C., & Pires de Queiroz, P. (2019). ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UMA INTERVENÇÃO CRÍTICO- REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. RevistAleph, (33), 79-101. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39762