A ESCOLHA DE SOFIA: MOTIVAÇÕES DOS(AS) ESTUDANTES DA UFF NA ELEIÇÃO DA UNIVERSIDADE E DA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51048Palabras clave:
universidade, escolha], graduação, sociedadeResumen
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa mais ampla sobre práticas culturais dos(as) estudantes da UFF. Aqui comentamos os dados relativos especificamente às expectativas dos(as) alunos(as) em relação à escolha da UFF como instituição de ensino e à graduação que estão cursando. Semelhante escolha certamente não é decorrência de fatores apenas subjetivos – entendidos como fortuitos ou meramente arbitrários e aleatórios –, mas decorrência eloquente de fatores socioeconômicos e culturais que condicionam, em boa medida, as opções dos(as) estudantes e seus horizontes de expectativas. Por isso, além de descrevermos os resultados sobre os principais motivos para o ingresso na UFF e para a escolha do curso, especularemos, tanto quanto nos for estatisticamente possível e seguro, sobre essas respostas à luz de outros indicadores, como a escolaridade e ocupação laboral de mães e pais (e essa diferença de gênero também não é casual, como veremos) e a faixa de renda familiar.
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