INTELIGÊNCIA BANDIDA

ESBOÇO DE UMA EPISTEMOLOGIA DAS FAVELAS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E VIGOTSKI

Autores/as

  • RODRIGO TORQUATO DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Fábio Rodrigues SESI - RJ
  • William Alencar SEEDUC - RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54338

Palabras clave:

Educação Popular, Favelas, Inteligência Bandida

Resumen

O artigo que segue é resultado do amálgama de 50 anos de “Leitura de Mundo” com pelo menos 30 anos de experiência com a Educação Popular em favelas e escolas. Trata-se de uma formulação teórica banhada na potência criativa (VIGOTSKI, 1984) que emerge de vivências e experiências de classe nesses espaços. O artigo é o resultado de um desdobramento, com aprofundamento, de estudos anteriores. É deste aprofundamento teórico que emerge a problemática que será apresentada a seguir, ora denominada de INTELIGÊNCIA BANDIDA. É importante ressaltar que não se trata de uma ode à bandidagem das favelas e sim do resultado de experiências de classes que se forjaram à revelia das conformações mais cruéis impostas às Classes Trabalhadoras das Favelas, pelo capitalismo brasileiro, um capitalismo dinamizado pela “Dialética da Dependência” (MARINI, 2000) e por uma educação bancária (FREIRE, 1987).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 39 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

LEITE, Ligia Costa. A magia dos invencíveis: os meninos de rua na Escola Tia Ciata. Petrópolis: Vozes, 1991.

MARINI, Rui Mauro. Dialética da dependência. Petrópolis: Vozes; Buenos Aires: CLACSO, 2000.

SILVA, Rodrigo Torquato da. Escola-Favela e Favela-Escola: "esse menino não tem jeito!" Petrópolis: De Petrus et Alii: 2012.

_______. Pesquisa-Pesquisador/a Visceral - Emergência e Genealogia das Categorias. RevistAleph. Niterói, n. 34, p.162-171, julho, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.40424. Acesso em: janeiro de 2022.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

_______ . A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

TORQUATO DA SILVA, R., Rodrigues, F., & Alencar, W. (2022). INTELIGÊNCIA BANDIDA: ESBOÇO DE UMA EPISTEMOLOGIA DAS FAVELAS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E VIGOTSKI. RevistAleph, (39). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54338